DOI: 10.5281/zenodo.17792363

 

Lourdes Esser Martins Corradi

Licenciada  em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP

Licenciada em Artes Visuais - UNIJALES

Pós- graduada em Psicopedagogia-Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Pós- graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais - Instituição de Ensino São Francisco

Pós- graduado em Educação Especial - Faculdade São Braz lurdesmartinscorrad@gmail.com

 

Selma Aparecida Bitencour

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP

Licenciada em Letras - UNIFIEO

Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização - AFIRMATIVO

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão - FIAVEC

Pós-graduada em Lingua Portuguesa e Literatura -Campos Elíseos

selmabitencourt001@gmail.com

 

Stefane Aparecida do Nascimento

Licenciada em Pedagogia - UFMS

Licenciada em Artes – FAVENI

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional- FAESI

Pós-graduada em Educação infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Psicomotricidade – FAESI

Pós-graduada em Educação Especial – FAVENI

stefanedonascimento@hotmail.com

 

 

Valéria Mendes Ortiz

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP

Pós-graduada em Educação Infantil e Psicopedagogia -  Faculdade Única

vaahmendesortiz98@gmail.com

 

Wanderson Cavalcanti Silvestre Nobre de Paulo

Licenciado em Artes Cênicas -  UFGD

 Pós-graduado em Ensino da Arte - Faculdade Campos Elíseos

wandersonnobre2@gmail.com

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se como um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os estudantes brasileiros ao longo da Educação Básica. Entre os princípios orientadores da BNCC, destaca-se a formação integral do aluno, que considera o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social. As competências socioemocionais ganham centralidade nesse contexto, pois são entendidas como essenciais para o convívio em sociedade, o exercício da cidadania e a realização pessoal.