Licenciada em Pedagogia - UFMS
Licenciada em Informática - UNIASSELVI
Pós-graduada em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Inclusiva –
FACUMINAS. Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro
Autista (TEA) - FACUMINAS
Pós-graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação - UNIASSELVI
Formação Continuada do Projeto Navieducation Formando Gerações de
Programadores - Prefeitura Municipal de
Naviraí
Lourdes Esser Martins Corradi
Licenciada em Pedagogia –
Anhanguera/UNIDERP
Licenciada em Artes Visuais - UNIJALES
Pós- graduada em Psicopedagogia-Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Pós- graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais - Instituição de
Ensino São Francisco
Pós- graduado em Educação Especial - Faculdade São Braz lurdesmartinscorrad@gmail.com
Selma Aparecida Bitencour
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP
Licenciada em Letras - UNIFIEO
Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização - AFIRMATIVO
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão - FIAVEC
Pós-graduada em Lingua Portuguesa e Literatura -Campos Elíseos
Stefane
Aparecida do Nascimento
Licenciada em Pedagogia
- UFMS
Licenciada em Artes –
FAVENI
Pós-graduada em
Psicopedagogia Institucional- FAESI
Pós-graduada em
Educação infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Psicomotricidade – FAESI
Pós-graduada em
Educação Especial – FAVENI
stefanedonascimento@hotmail.com
Valéria
Mendes Ortiz
Licenciada em Pedagogia
– Anhanguera/UNIDERP
Pós-graduada em
Educação Infantil e Psicopedagogia -
Faculdade Única
Wanderson
Cavalcanti Silvestre Nobre de Paulo
Licenciado em Artes
Cênicas - UFGD
Pós-graduado em Ensino da Arte - Faculdade
Campos Elíseos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se como um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas por todos os estudantes brasileiros ao longo da Educação Básica. Entre os princípios orientadores da BNCC, destaca-se a formação integral do aluno, que considera o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social. As competências socioemocionais ganham centralidade nesse contexto, pois são entendidas como essenciais para o convívio em sociedade, o exercício da cidadania e a realização pessoal.
