Margarida Maria Silva Arantes
Licenciada em pedagogia – UFMS
Licenciada em letras – FAVENI
Pós-graduada em educação infantil e alfabetização –
FAVENI
Pós-graduada em alfabetização e letramento - FAVENI
Pós-graduada em educação especial e inclusiva – UNINA
Thalyne
Arantes Garnica
Licenciada
em Pedagogia – UFMS
pós-graduada
em educação especial – FAVENI
RESUMO
O
presente resumo expandido tem como objetivo discutir a importância da recomposição
e do reforço escolar como estratégias pedagógicas voltadas à recuperação das
aprendizagens e à garantia do direito de aprender. Fundamentado em autores como
Libâneo (2013), Luckesi (2011), Perrenoud (1999) e Freire (1996), o texto
reflete sobre o papel do professor e da gestão escolar na reorganização do
ensino diante das defasagens acentuadas pela pandemia e pelas desigualdades
educacionais. A recomposição é compreendida como um processo de reorganização
curricular que visa reconstruir as aprendizagens essenciais, enquanto o reforço
escolar se configura como acompanhamento individualizado e contínuo das
dificuldades específicas dos estudantes. Conclui-se que ambas as ações,
articuladas ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) e orientadas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), são fundamentais para a promoção de uma
educação equitativa, inclusiva e significativa.
Palavras-chave: Recomposição das
aprendizagens. Reforço escolar. Recuperação contínua. BNCC. Inclusão.
