DOI: 10.5281/zenodo.17792308

 

Margarida Maria Silva Arantes

Licenciada em pedagogia – UFMS

Licenciada em letras – FAVENI

Pós-graduada em educação infantil e alfabetização – FAVENI

Pós-graduada em alfabetização e letramento - FAVENI

Pós-graduada em educação especial e inclusiva – UNINA

arantesmarga@gmail.com

 

Thalyne Arantes Garnica

Licenciada em Pedagogia – UFMS

pós-graduada em educação especial – FAVENI

thalyne.jg2@gmail.com



RESUMO

O presente resumo expandido tem como objetivo discutir a importância da recomposição e do reforço escolar como estratégias pedagógicas voltadas à recuperação das aprendizagens e à garantia do direito de aprender. Fundamentado em autores como Libâneo (2013), Luckesi (2011), Perrenoud (1999) e Freire (1996), o texto reflete sobre o papel do professor e da gestão escolar na reorganização do ensino diante das defasagens acentuadas pela pandemia e pelas desigualdades educacionais. A recomposição é compreendida como um processo de reorganização curricular que visa reconstruir as aprendizagens essenciais, enquanto o reforço escolar se configura como acompanhamento individualizado e contínuo das dificuldades específicas dos estudantes. Conclui-se que ambas as ações, articuladas ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) e orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são fundamentais para a promoção de uma educação equitativa, inclusiva e significativa.

Palavras-chave: Recomposição das aprendizagens. Reforço escolar. Recuperação contínua. BNCC. Inclusão.