DOI: 10.5281/zenodo.17792326

 

Beatriz Silva Marques

Licenciada em Ciências Sociais - UFMS/Campus de Naviraí

Licenciada em Geografia - Faculdade IBRA Educacional

Pós-graduada em Educação Ambiental e Sustentabilidade – UNIASSELVI

Pós-graduada em Ciência Política – UNIASSELVI

Pós-graduada em Arte e Educação – UNIASSELVI

beatrizsm25@hotmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho voltou-se para o estudo da Educação Ambiental, sendo um estudo bibliográfico, que partiu desde a conceituação de uma educação ambiental crítica a ser pensada no âmbito escolar, coerente com o que é dito na Constituição Federal do Brasil de 1998 do artigo 225, que também serviu de base para uma elaboração de um texto mais reflexivo, de modo onde também houve identificação de práticas de Educação Ambiental que foram aplicadas nas escolas públicas com o intuito de promover a sustentabilidade, de modo onde foram identificados os desafios e opiniões de professores que se submeteram nessa responsabilidade de fazer a diferença, por mais que seja um direito para a educação nas instituições escolares, sendo em todos os níveis. As experiências dos professores de pesquisas que já foram feitas, foram de grande relevância visto que para que a pesquisa fosse desenvolvida, serviu como base para entender quais são as potencialidades da educação ambiental não só nas instituições escolares públicas, como também fora dos muros das escolas, ou seja para a mudança de atitudes para a vida, um olhar mais crítico, e mudanças no comportamento mesmo que pequenas, mas que fazem parte do cotidiano, coisas que fazem a diferença na vida do ser humano, um ensino de qualidade que causa impacto ao ponto de permitir várias outras possibilidades, sendo assim uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Educação ambiental. Educação reflexiva. Práticas educativas. Ensino de qualidade.