Beatriz Silva Marques
Licenciada
em Ciências Sociais - UFMS/Campus de Naviraí
Licenciada
em Geografia - Faculdade IBRA Educacional
Pós-graduada
em Educação Ambiental e Sustentabilidade – UNIASSELVI
Pós-graduada
em Ciência Política – UNIASSELVI
Pós-graduada
em Arte e Educação – UNIASSELVI
RESUMO
O presente trabalho voltou-se para o estudo da
Educação Ambiental, sendo um estudo bibliográfico, que partiu desde a
conceituação de uma educação ambiental crítica a ser pensada no âmbito escolar,
coerente com o que é dito na Constituição Federal do Brasil de 1998 do artigo
225, que também serviu de base para uma elaboração de um texto mais reflexivo,
de modo onde também houve identificação de práticas de Educação Ambiental que foram
aplicadas nas escolas públicas com o intuito de promover a sustentabilidade, de
modo onde foram identificados os desafios e opiniões de professores que se
submeteram nessa responsabilidade de fazer a diferença, por mais que seja um
direito para a educação nas instituições escolares, sendo em todos os níveis.
As experiências dos professores de pesquisas que já foram feitas, foram de
grande relevância visto que para que a pesquisa fosse desenvolvida, serviu como
base para entender quais são as potencialidades da educação ambiental não só
nas instituições escolares públicas, como também fora dos muros das escolas, ou
seja para a mudança de atitudes para a vida, um olhar mais crítico, e mudanças
no comportamento mesmo que pequenas, mas que fazem parte do cotidiano, coisas
que fazem a diferença na vida do ser humano, um ensino de qualidade que causa
impacto ao ponto de permitir várias outras possibilidades, sendo assim uma
educação de qualidade.
Palavras-chave: Educação ambiental. Educação reflexiva. Práticas educativas. Ensino de qualidade.
