Valdete de Souza
Silva
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Ângela Maria de
Almeida
Faculdade
Integradas de Naviraí – FINAV
Ângela Maria dos
Santos Freitas
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Ezequiel Pereira de
Souza
Faculdade Campus Eliseos - FCE
Francielle da Silva
Antunes
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Lígia Marcelino de
Araujo Thompson
Centro
Universitário Cidade Verde
Rosineide Miotti
Universidade
Anhanguera polo Naviraí – MS
Suelen Correia de
Oliveira
Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS
O avanço tecnológico tem impactado profundamente diferentes setores da sociedade, e a educação não está à margem desse processo. A incorporação de ferramentas digitais, em especial da Inteligência Artificial (IA), tem possibilitado novas formas de gerir processos pedagógicos e administrativos, promovendo maior eficiência e inovação na prática educacional. No contexto da gestão escolar, o coordenador pedagógico desempenha papel central na mediação entre professores, gestores e alunos, exigindo instrumentos que favoreçam a tomada de decisão baseada em dados e a otimização das práticas pedagógicas (LUCK, 2019).
