DOI: 10.5281/zenodo.17467352

 

Valdete de Souza Silva

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

 

Ângela Maria de Almeida

Faculdade Integradas de Naviraí – FINAV

 

Ângela Maria dos Santos Freitas

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

 

Ezequiel Pereira de Souza

 Faculdade Campus Eliseos - FCE

 

Francielle da Silva Antunes

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

 

Lígia Marcelino de Araujo Thompson

Centro Universitário Cidade Verde

 

Rosineide Miotti

Universidade Anhanguera polo Naviraí – MS

 

Suelen Correia de Oliveira

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS

 

O avanço tecnológico tem impactado profundamente diferentes setores da sociedade, e a educação não está à margem desse processo. A incorporação de ferramentas digitais, em especial da Inteligência Artificial (IA), tem possibilitado novas formas de gerir processos pedagógicos e administrativos, promovendo maior eficiência e inovação na prática educacional. No contexto da gestão escolar, o coordenador pedagógico desempenha papel central na mediação entre professores, gestores e alunos, exigindo instrumentos que favoreçam a tomada de decisão baseada em dados e a otimização das práticas pedagógicas (LUCK, 2019).