Valdete de Souza
Silva
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Adílson Alves de Souza
Centro Universitário Claretiano
Wesley Aparecido de Oliveira
Centro Universitário
Claretiano
RESUMO
Este
artigo visa mostrar a contribuição do teatro na educação como fonte de
conhecimento. O teatro sempre serviu para mostrar conflitos políticos,
amorosos, religiosos e sociais. Desde a Grécia antiga o teatro já era um dos
principais meios de comunicação visando informar e levar ao questionamento
todos os tipos de conflitos. Atualmente o teatro na escola é pouco aproveitado
nos currículos escolares como fonte de conhecimento. Mesmo com a indicação do PCN de artes, alguns
profissionais não aderem ao teatro, a música e a dança como sendo quesitos
importantes no desenvolvimento da disciplina, porem o estudo de caso feito na
escola Vinícius de Moraes na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul aponta o
grande índice de conhecimento adquirido através da intervenção teatral em todas as disciplinas. O teatro pode ser um
grande aliado da educação se aplicado de forma lúdica e comprometida,
utilizando-se de vários métodos para o despertar da curiosidade, aguçando o
gosto pelo ato da criação e a descoberta de várias possibilidades de
aprendizagem.
Palavras-chave: Teatro, conhecimento, contribuição, educação.
