DOI: 10.5281/zenodo.17467379

 

Valdete de Souza Silva

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

 

Adílson Alves de Souza

 Centro Universitário Claretiano

 

Wesley Aparecido de Oliveira

Centro Universitário Claretiano

 

RESUMO

Este artigo visa mostrar a contribuição do teatro na educação como fonte de conhecimento. O teatro sempre serviu para mostrar conflitos políticos, amorosos, religiosos e sociais. Desde a Grécia antiga o teatro já era um dos principais meios de comunicação visando informar e levar ao questionamento todos os tipos de conflitos. Atualmente o teatro na escola é pouco aproveitado nos currículos escolares como fonte de conhecimento.  Mesmo com a indicação do PCN de artes, alguns profissionais não aderem ao teatro, a música e a dança como sendo quesitos importantes no desenvolvimento da disciplina, porem o estudo de caso feito na escola Vinícius de Moraes na cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul aponta o grande índice de conhecimento adquirido através da intervenção teatral  em todas as disciplinas. O teatro pode ser um grande aliado da educação se aplicado de forma lúdica e comprometida, utilizando-se de vários métodos para o despertar da curiosidade, aguçando o gosto pelo ato da criação e a descoberta de várias possibilidades de aprendizagem.

Palavras-chave: Teatro, conhecimento, contribuição, educação.