DOI: 10.5281/zenodo.17467360

 

Valdete de Souza Silva

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

 

Ângela Maria de Almeida

Faculdade Integradas de Naviraí – FINAV

 

Ângela Maria dos Santos Freitas

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

 

Ezequiel Pereira de Souza

 Faculdade Campus Eliseos - FCE

 

Lígia Marcelino de Araujo Thompson

Centro Universitário Cidade Verde

 

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar a implementação do Projeto Agrinho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Aquino Sotana, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da cidadania, da consciência ambiental e da ética entre os alunos. Por meio de atividades interdisciplinares, o projeto promoveu reflexões sobre sustentabilidade, saúde, meio ambiente e prevenção ao uso de drogas. A metodologia adotada envolveu práticas pedagógicas ativas, oficinas, palestras, campanhas e ações comunitárias, que possibilitaram o protagonismo dos estudantes. Os resultados demonstram a transformação da cultura escolar e o fortalecimento do vínculo com a comunidade, consolidando o Agrinho como uma ferramenta eficaz de educação integral e transformadora.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Cidadania; Sustentabilidade; Projeto Agrinho; Escola e Comunidade.