Valdete de Souza
Silva
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Ângela Maria de
Almeida
Faculdade
Integradas de Naviraí – FINAV
Ângela Maria dos
Santos Freitas
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Ezequiel Pereira de
Souza
Faculdade Campus Eliseos - FCE
Lígia Marcelino de
Araujo Thompson
Centro
Universitário Cidade Verde
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar a implementação do
Projeto Agrinho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de
Lourdes Aquino Sotana, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da
cidadania, da consciência ambiental e da ética entre os alunos. Por meio de
atividades interdisciplinares, o projeto promoveu reflexões sobre
sustentabilidade, saúde, meio ambiente e prevenção ao uso de drogas. A
metodologia adotada envolveu práticas pedagógicas ativas, oficinas, palestras,
campanhas e ações comunitárias, que possibilitaram o protagonismo dos
estudantes. Os resultados demonstram a transformação da cultura escolar e o
fortalecimento do vínculo com a comunidade, consolidando o Agrinho como uma
ferramenta eficaz de educação integral e transformadora.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Cidadania; Sustentabilidade; Projeto Agrinho; Escola e Comunidade.
