DOI: 10.5281/zenodo.17073979

 

Maria Ester Teixeira Da Rocha Torres

Licenciada em Pedagogia, Espcialista em Educação Infantil, Especialista em Educação de Jovens e Adultos,  Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de La Integración de Las Américas.

 

RESUMO

Este artigo explora a importância dos diferentes tipos de saberes mobilizados pelos professores no ensino da Matemática. Parte-se da compreensão de que ensinar é um processo complexo, que exige a articulação entre conhecimentos construídos na formação acadêmica, na vivência profissional e no cotidiano escolar. O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, fundamentada na análise de obras e autores que discutem a profissionalização docente e a prática pedagógica. Ao considerar a diversidade de saberes presentes na atuação do professor, destaca-se o potencial dessas competências para tornar as práticas pedagógicas mais significativas, criativas e alinhadas às necessidades dos estudantes. Também se analisa como metodologias dinâmicas podem favorecer o letramento matemático e a formação crítica dos alunos, contribuindo para uma educação voltada à cidadania e à resolução de problemas sociais.

Palavras-chave: Saberes docentes; Prática pedagógica; Ensino de Matemática.