Maria Ester Teixeira Da Rocha Torres
Licenciada em Pedagogia,
Espcialista em Educação Infantil, Especialista em Educação de Jovens e
Adultos, Mestra em Ciências da Educação
pela Universidad de La Integración de Las Américas.
RESUMO
Este
artigo explora a importância dos diferentes tipos de saberes mobilizados pelos professores
no ensino da Matemática. Parte-se da compreensão de que ensinar é um processo
complexo, que exige a articulação entre conhecimentos construídos na formação
acadêmica, na vivência profissional e no cotidiano escolar. O estudo foi
desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico,
fundamentada na análise de obras e autores que discutem a profissionalização
docente e a prática pedagógica. Ao considerar a diversidade de saberes
presentes na atuação do professor, destaca-se o potencial dessas competências
para tornar as práticas pedagógicas mais significativas, criativas e alinhadas
às necessidades dos estudantes. Também se analisa como metodologias dinâmicas
podem favorecer o letramento matemático e a formação crítica dos alunos,
contribuindo para uma educação voltada à cidadania e à resolução de problemas
sociais.
Palavras-chave: Saberes docentes; Prática pedagógica; Ensino de Matemática.