Valdete de Souza Silva
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul –
UEMS
Lígia Marcelino de Araujo Thompson
Centro
Universitário Cidade Verde
Lourdes Frasson
Universidade Paranaense - UNIPAR
Marcelle Aparecida
Figueredo Machado
Universidade Anhanguera polo Naviraí – MS
Nair Delgado
Licenciatura em Letra e Pedagogia
Faculdade Integrada de Naviraí – MS
Rosineide Miotti
Universidade Anhanguera polo Naviraí – MS
A escrita manual tem sido objeto de diversas pesquisas na área da neurociência e da educação, com ênfase em seus impactos no aprendizado. Embora as tecnologias digitais tenham ganhado espaço nas práticas pedagógicas, evidências científicas demonstram que escrever à mão ativa processos cognitivos distintos e mais complexos do que a digitação. Escrever com papel e caneta exige maior esforço cognitivo, pois envolve habilidades motoras finas, planejamento espacial e integração sensorial, o que contribui para uma aprendizagem mais profunda e duradoura.