Licenciada em Pedagogia - UNIPAR
Licenciada em Artes Visuais - UNAR
Pós-graduada em Psicopedagogia Abrangência
Institucional e Clínica - ESAP
Pós-graduada
em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental -ESAP
Pós-graduada
em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais - UNIPAR
aline.88085@edutec.sed.ms.gov.br
Danielle
Cristina da Cruz do Nascimento
Licenciada em Química - UEMS
Licenciada
em Matemática - UniBF
Pós-graduada em Docência no Ensino de Química
– UniBF
Pós-graduada
em Ensino de Matemática e Ciências aturais - UniBF
Glaucia
Denyse Alves Lima
Licenciada em Pedagogia - FINAV
Licenciada
em Educação Física - FAVENI
Pós-graduada
em Educação Infantil - FACIBE
Pós-graduada
em Neuropsicopedagogia - UNIFAHE
Pós-graduada
em Educação Especial Inclusiva – UNIASSELVI
Jaqueline
Gomes Rocha Antunes
Licenciada
em pedagogia - UFMS
Barachel
em Ciências Contábeis - UNIGRAN
Pós-graduada
em Psicopedagogia Institucional - FAESI
Pós-graduada
em Educação Infantil - Práticas na Sala de Aula – UNINA
Pós-graduada
em Educação Especial e Inclusiva – FCE
Pós-graduada
em Transtorno do Espectro Autista - FCE
Lara
Ludimila Martins de Oliveira Silva
Licenciada
em Normal Superior - FINAV
Licenciada
em Pedagogia - UNIFVC
Pós-
graduada em AEE - FAEEC
Pós-
graduada educação especial e inclusiva - FACUVALE
Pós-
graduada educação infantil- anos iniciais Psicopedagogia – FACUVALE
Nilda
de Souza Jesus Farias
Licenciada
em Pedagogia - ANHANGUERA
Pós-graduada
em Alfabetização e Letramento - UNIFAHE
Pós-graduada
em Neuropsicologia - UNIFAHE
Pós-graduada
em Psicopedagogia - ANHANGUERA
Rosilene
Regina de Souza
Licenciada em Pedagogia - FINAV
Licenciada em Artes visuais- FAVENI
Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e
Institucional - Instituição de Ensino Superior de Nova Andradina-MS
Pós-graduada
em Educação Especial - FAVENI
Pós-graduada
em Alfabetização e Letramento- FAVENI
Introdução:
A relação entre família e escola é um dos pilares para a formação integral da
criança e do adolescente. Quando esses dois ambientes interagem de forma
harmoniosa e cooperativa, criam-se condições mais favoráveis para o
aprendizado, a socialização e o desenvolvimento emocional do estudante. A
escola, como espaço formal de ensino, transmite conhecimentos e promove
valores, enquanto a família é o núcleo de afeto, apoio e formação de hábitos.
No entanto, em muitos contextos, essa parceria enfrenta desafios, como a falta
de comunicação efetiva, o desinteresse ou a dificuldade de participação dos
responsáveis nas atividades escolares. Assim, compreender como fortalecer esse
vínculo é essencial para melhorar a qualidade da educação e o desempenho dos
alunos. Objetivo:
O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da parceria entre
família e escola, destacando estratégias e práticas que possam aproximar esses
dois espaços, de modo a favorecer o rendimento escolar, a autoestima e o
desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Metodologia:
A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e exploratório, com base em
revisão bibliográfica de autores que abordam a relação família–escola, como
paro (2007), Libâneo (2013) e Epstein (2011). Foram consultados artigos
científicos, livros e documentos orientadores de políticas educacionais, como a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para identificar práticas e propostas
que incentivam a participação familiar. Também foram analisados exemplos de
projetos escolares que tiveram êxito na promoção dessa parceria. Resultados:
A análise evidenciou que escolas que desenvolvem ações contínuas de aproximação
com as famílias obtêm melhores resultados no desempenho acadêmico e no
comportamento dos estudantes. Entre as estratégias eficazes destacam-se:
reuniões pedagógicas mais dinâmicas e participativas; uso de canais de
comunicação acessíveis (como aplicativos e redes sociais); promoção de
oficinas, palestras e eventos culturais envolvendo pais e responsáveis; e
incentivo à participação em conselhos escolares. Também se verificou que,
quando a família acompanha de perto a vida escolar da criança, há maior
motivação para os estudos e diminuição de problemas como evasão e indisciplina.
Por outro lado, a ausência dessa parceria pode gerar lacunas no processo
formativo e prejudicar o desenvolvimento do aluno. Conclusão: Fortalecer
a relação entre família e escola é um investimento no futuro das crianças e
adolescentes. A comunicação aberta, o respeito mútuo e o reconhecimento dos
papéis complementares de cada parte são fundamentais para que essa parceria se
torne efetiva. Mais do que eventos pontuais, é necessário criar uma cultura
escolar que valorize e incentive a presença da família no cotidiano escolar,
tornando-a corresponsável pelo sucesso educacional. Ao unir esforços, família e
escola constroem um ambiente mais acolhedor, motivador e propício à
aprendizagem significativa.