Maria Ester Teixeira Da Rocha Torres
Licenciada em Pedagogia, Especialista
em Educação Infantil, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Mestra em Ciências da Educação pela
Universidad de La Integración de Las Américas.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo compreender e
refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao letramento matemático no
6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual localizada no
município de Rio Preto da Eva, no estado do Amazonas. A pesquisa, de natureza
qualitativa e orientada pela abordagem etnográfica, foi realizada com uma turma
do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Raimundo Paz, em Rio Preto
da Eva/AM. Utilizou-se observações de aulas, entrevistas com professores e
análise de documentos escolares, com foco na compreensão das práticas docentes
e das interações que envolvem o letramento matemático no cotidiano escolar. Os dados evidenciam que, embora existam tentativas de contextualizar o
ensino da matemática, prevalecem práticas tradicionais centradas na repetição
mecânica de exercícios, com pouca articulação ao cotidiano dos estudantes.
Constatou-se, ainda, a carência de formação continuada específica e de recursos
pedagógicos que favoreçam uma abordagem mais crítica e significativa do
conteúdo. Dessa forma, reforça-se a necessidade de repensar as estratégias
didáticas, valorizando metodologias que promovam o letramento matemático como
ferramenta para a cidadania e a participação ativa na sociedade.
Palavras-chave: Letramento Matemático. Ensino de Matemática. Escola Pública. Educação Básica.