Danielle Cristina da Cruz do
Nascimento
Licenciada em Química - UEMS
Licenciada
em Matemática - UniBF
Pós-graduada em Docência no Ensino de Química
– UniBF
Pós-graduada
em Ensino de Matemática e Ciências aturais - UniBF
Danielli
da Silva Frederichi
Licenciatura
em Pedagogia- FINAV
Artes
Visuais - FAVENI
Pós-graduada
em Educação Infantil e Séries Inicias - UNINA
Pós -
graduada em Educação Especial e Inclusiva - UNINA
Pós
-graduada em Educação Psicomotora – FAESI
Edilaine
Camilo
Licenciada
em Pedagogia – UFMS
Pós
graduada em Alfabetização e Letramento - FAVENI
Pós
graduada em tecnologias digitais da informação e comunicação na educação –
FAVENI
Janete
Bezerra Gabriel Sassi
Licenciada
em Pedagogia - UNOESTE
Licenciada em Letras – ANHANGUERA UNOPAR
Pós graduação em Educação Infantil e Ensino
Fundamental - FACUMINAS
Pós
graduação em Alfabetização e Letramento - FACUMINAS
Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva
- UNOESTE
Licenciada em pedagogia - UFMS
Barachel em Ciências Contábeis - UNIGRAN
Pós-graduada em Psicopedagogia
Institucional - FAESI
Pós-graduada em Educação Infantil -
Práticas na Sala de Aula – UNINA
Pós-graduada em Educação Especial e
Inclusiva – FCE
Pós-graduada em Transtorno do Espectro
Autista - FCE
Marli
Soares Carvalho
Licenciada
em Letras Português/ Inglês – FINAV
Licenciada em Pedagogia - UNINOVE
Pós-graduação em Mídias da Educação - UFMS
Especialização
em Metodologia da Língua Portuguesa – UEL
Especialização em Educação para infância:
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental -ESAP
Rosineide
Rodrigues de Souza Ferreira
Licenciada em Pedagogia - UNIGRAN
Licenciada
em Artes - FAVENI
Pós-graduação
em Educação Infantil - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Pós-graduação
em Educação Especial - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí
Pós-graduação
em Psicopedagogia – FAVENI
Sonaira
Cristina Ferreira dos Santos
Licenciada
em Pedagogia – UNIPAR
Licenciada
em Artes – FAVENI
Pós-graduada
em educação infantil e séries iniciais - FAVENI
Pós-graduada
em psicopedagogia - UNIASSELVI
Pós-graduada
em educação especial – UNIASSELVI
RESUMO
O
presente estudo analisou a interdisciplinaridade na educação básica, investigando
suas possibilidades e desafios para o desenvolvimento integral dos alunos. O
objetivo foi compreender de que forma práticas interdisciplinares podem tornar
o currículo mais significativo, inclusivo e alinhado às demandas
contemporâneas, promovendo a formação de cidadãos críticos, criativos e
participativos. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e qualitativa,
baseada na análise de obras de referência sobre currículo,
interdisciplinaridade e práticas pedagógicas, além de documentos oficiais como
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram estudados autores como Beane
(1997), Morin (2000), Libâneo (2013) e Nóvoa (1995), que abordam a integração
entre diferentes áreas do conhecimento, metodologias ativas e o papel do
professor na mediação do aprendizado. Os resultados indicaram que a
interdisciplinaridade contribui para a articulação de conteúdos, favorece
aprendizagens contextualizadas e aumenta o engajamento dos estudantes.
Observou-se que projetos interdisciplinares e metodologias ativas promovem o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e de resolução de
problemas. Entretanto, desafios como planejamento colaborativo, formação
docente e superação da segmentação tradicional das disciplinas ainda se fazem
presentes. Concluiu-se que a interdisciplinaridade é uma estratégia essencial
para a construção de um currículo mais dinâmico e significativo, capaz de
integrar teoria e prática, respeitar a diversidade cultural e estimular o
protagonismo do estudante. Sua execução exige ações articuladas entre
professores, gestores e comunidade escolar, contribuindo para uma educação
básica de qualidade e para a formação integral dos alunos.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Educação Básica; Desenvolvimento Integral; Práticas Pedagógicas; Currículo.