DOI: 10.5281/zenodo.17073974

 

Danielle Cristina da Cruz do Nascimento

 Licenciada em Química - UEMS

Licenciada em Matemática - UniBF

 Pós-graduada em Docência no Ensino de Química – UniBF

Pós-graduada em Ensino de Matemática e Ciências aturais - UniBF

danny-cristina20@hotmail.com

 

Danielli da Silva Frederichi

Licenciatura em Pedagogia- FINAV

Artes Visuais - FAVENI

Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Inicias - UNINA

Pós - graduada em Educação Especial e Inclusiva - UNINA

Pós -graduada em Educação Psicomotora – FAESI

frederichidanielli3@gmail.com

 

Edilaine Camilo

Licenciada em Pedagogia – UFMS

Pós graduada em Alfabetização e Letramento - FAVENI

Pós graduada em tecnologias digitais da informação e comunicação na educação – FAVENI

edilaine1989@gmail.com

 

Janete Bezerra Gabriel Sassi

Licenciada em Pedagogia - UNOESTE

 Licenciada em Letras – ANHANGUERA UNOPAR

 Pós graduação em Educação Infantil e Ensino Fundamental - FACUMINAS 

Pós graduação em Alfabetização e Letramento - FACUMINAS

 Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva - UNOESTE

janetegabriel1674@hotmail.com

 

Jaqueline Gomes Rocha Antunes

Licenciada em pedagogia - UFMS

Barachel em Ciências Contábeis - UNIGRAN

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional - FAESI

Pós-graduada em Educação Infantil - Práticas na Sala de Aula – UNINA

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva – FCE

Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista - FCE

jaqueline.grocha@hotmail.com

 

Marli Soares Carvalho

Licenciada em Letras Português/ Inglês – FINAV

 Licenciada em Pedagogia - UNINOVE

 Pós-graduação em Mídias da Educação - UFMS

Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa – UEL

 Especialização em Educação para infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental -ESAP

marthemn2009@gmail.com

 

Rosineide Rodrigues de Souza Ferreira

 Licenciada em Pedagogia - UNIGRAN

Licenciada em Artes - FAVENI

Pós-graduação em Educação Infantil - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Pós-graduação em Educação Especial - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Pós-graduação em Psicopedagogia – FAVENI

rneide1313@gmail.com

 

Sonaira Cristina Ferreira dos Santos

Licenciada em Pedagogia – UNIPAR

Licenciada em Artes – FAVENI

Pós-graduada em educação infantil e séries iniciais - FAVENI

Pós-graduada em psicopedagogia - UNIASSELVI

Pós-graduada em educação especial – UNIASSELVI

ssonaira32@gmail.com

 

RESUMO

O presente estudo analisou a interdisciplinaridade na educação básica, investigando suas possibilidades e desafios para o desenvolvimento integral dos alunos. O objetivo foi compreender de que forma práticas interdisciplinares podem tornar o currículo mais significativo, inclusivo e alinhado às demandas contemporâneas, promovendo a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e qualitativa, baseada na análise de obras de referência sobre currículo, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram estudados autores como Beane (1997), Morin (2000), Libâneo (2013) e Nóvoa (1995), que abordam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, metodologias ativas e o papel do professor na mediação do aprendizado. Os resultados indicaram que a interdisciplinaridade contribui para a articulação de conteúdos, favorece aprendizagens contextualizadas e aumenta o engajamento dos estudantes. Observou-se que projetos interdisciplinares e metodologias ativas promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e de resolução de problemas. Entretanto, desafios como planejamento colaborativo, formação docente e superação da segmentação tradicional das disciplinas ainda se fazem presentes. Concluiu-se que a interdisciplinaridade é uma estratégia essencial para a construção de um currículo mais dinâmico e significativo, capaz de integrar teoria e prática, respeitar a diversidade cultural e estimular o protagonismo do estudante. Sua execução exige ações articuladas entre professores, gestores e comunidade escolar, contribuindo para uma educação básica de qualidade e para a formação integral dos alunos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Educação Básica; Desenvolvimento Integral; Práticas Pedagógicas; Currículo.