DOI: 10.5281/zenodo.17074951

 

José Antônio Pinto Gomes

Graduado em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Futura, Mestre em Ciências da Educação pela UNIDA. 

 

RESUMO

Este artigo investiga as dificuldades enfrentadas por professores no processo de avaliação escolar em Língua Portuguesa nas turmas de 6º a 9º ano da Rede Municipal de Manicoré-AM, no ano letivo de 2024. A pesquisa parte da compreensão de que a avaliação, embora essencial para a aprendizagem, ainda é marcada por práticas tradicionais e excludentes. Os objetivos específicos incluem analisar o impacto da formação continuada, compreender a percepção docente sobre o papel avaliativo e identificar os métodos mais utilizados. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários a professores e análise documental. Os resultados revelam entraves como a ausência de formação continuada, a predominância da avaliação somativa e a dificuldade de articulação entre teoria e prática. Conclui-se que é urgente repensar a função avaliativa para torná-la mais inclusiva e significativa.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Ensino de Língua Portuguesa. Prática docente.