José
Antônio Pinto Gomes
Graduado em Normal Superior pela
Universidade do Estado do Amazonas, Especialista em Alfabetização e Letramento
pela Universidade Futura, Mestre em Ciências da Educação pela UNIDA.
RESUMO
Este
artigo investiga as dificuldades enfrentadas por professores no processo de
avaliação escolar em Língua Portuguesa nas turmas de 6º a 9º ano da Rede
Municipal de Manicoré-AM, no ano letivo de 2024. A pesquisa parte da
compreensão de que a avaliação, embora essencial para a aprendizagem, ainda é
marcada por práticas tradicionais e excludentes. Os objetivos específicos
incluem analisar o impacto da formação continuada, compreender a percepção
docente sobre o papel avaliativo e identificar os métodos mais utilizados.
Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários a
professores e análise documental. Os resultados revelam entraves como a
ausência de formação continuada, a predominância da avaliação somativa e a
dificuldade de articulação entre teoria e prática. Conclui-se que é urgente repensar
a função avaliativa para torná-la mais inclusiva e significativa.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Ensino de Língua Portuguesa. Prática docente.