Joelma do Nascimento Pinto
Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE LATINO
AMARICANA (2013) e mestrado em Master of Education - LOGOS University
International (2020). Atualmenteé pedagoga da ESCOLA ESTADUAL MARIA SÁ MOTA.
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em COORDENAÇÃO PEDAGOGICA
RESUMO
Este
artigo analisa os fatores sociais que influenciam os processos de variação e
mudança linguística, com foco na realidade da cidade de Manicoré, no estado do
Amazonas. A pesquisa parte de pressupostos da sociolinguística variacionista,
conforme autores como Labov, Chambers e Trudgill, para investigar como idade,
sexo, classe social, escolaridade e espaço geográfico influenciam o uso da
língua no cotidiano escolar e comunitário. A metodologia adotada é qualitativa,
com base em observações empíricas e coleta de dados linguísticos em contextos
urbanos e ribeirinhos. Os resultados demonstram a diversidade linguística
local, marcada por variantes fonéticas, léxicas e morfossintáticas, e
evidenciam a necessidade de valorização da pluralidade linguística em contextos
educacionais. Por fim, o estudo reflete sobre o papel do preconceito
linguístico na marginalização de falantes de variedades não padrão.
Palavras-chave: variação linguística, fatores sociais, preconceito linguístico.