Fransoá Batista dos
Santos
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail: fransoadossantos@gmail.com
Klyvia Dacielle Ferreira de Lima
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail: klyviaferreira7@gmail.com
Raissa Reolon da Silva
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail: raissareolon2904@gmail.com
Yasmim Luisa Raldi
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail: yasmimraldi22@gmail.com
Érika Andressa Silva
Doutora em Ciência do Solo, docente do curso de Agronomia, Instituto
Federal Catarinense, Campus Videira, e-mail: erika.silva@ifc.edu.br
RESUMO
Este
trabalho apresenta um relato de experiência de atividades de extensão
universitária realizadas por discentes do curso de Agronomia do Instituto
Federal Catarinense (IFC) – campus Videira, no âmbito da disciplina de
Hidrologia Agrícola, com crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Luiz
Antônio Faccio, localizado no bairro Amarante, em Videira/SC. As ações de
extensão tiveram como objetivo promover a educação ambiental na infância por
meio da implantação de uma horta escolar utilizando garrafas PET, abordando
temas como o ciclo da água, conservação dos recursos hídricos, manejo do solo e
produção de alimentos. As atividades envolveram a preparação do solo com
adubação orgânica, montagem dos canteiros, plantio de alface, cebolinha e
temperos, além da irrigação, com participação ativa das crianças. A metodologia
adotada incluiu abordagens lúdicas e acessíveis, rodas de conversa, explicações
sobre o papel das minhocas, nutrição do solo e uso consciente da água. Os
resultados demonstraram a importância da extensão como ferramenta educativa,
promovendo a conscientização ambiental, o desenvolvimento de habilidades
motoras e cognitivas nas crianças, além do fortalecimento da relação entre o
ensino superior e a comunidade escolar. A proposta destacou a valorização da
curricularização da extensão na formação técnica e social dos estudantes de
Agronomia, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Curricularização da extensão universitária. Agronomia. Ensino Básico. Conservação de solo e água.