DOI: 10.5281/zenodo.15751708

 

Fransoá Batista dos Santos

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: fransoadossantos@gmail.com

 

Klyvia Dacielle Ferreira de Lima

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: klyviaferreira7@gmail.com

 

Raissa Reolon da Silva

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: raissareolon2904@gmail.com

 

Yasmim Luisa Raldi

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: yasmimraldi22@gmail.com

 

Érika Andressa Silva

Doutora em Ciência do Solo, docente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, e-mail: erika.silva@ifc.edu.br

 

RESUMO

Este trabalho apresenta um relato de experiência de atividades de extensão universitária realizadas por discentes do curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Videira, no âmbito da disciplina de Hidrologia Agrícola, com crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Luiz Antônio Faccio, localizado no bairro Amarante, em Videira/SC. As ações de extensão tiveram como objetivo promover a educação ambiental na infância por meio da implantação de uma horta escolar utilizando garrafas PET, abordando temas como o ciclo da água, conservação dos recursos hídricos, manejo do solo e produção de alimentos. As atividades envolveram a preparação do solo com adubação orgânica, montagem dos canteiros, plantio de alface, cebolinha e temperos, além da irrigação, com participação ativa das crianças. A metodologia adotada incluiu abordagens lúdicas e acessíveis, rodas de conversa, explicações sobre o papel das minhocas, nutrição do solo e uso consciente da água. Os resultados demonstraram a importância da extensão como ferramenta educativa, promovendo a conscientização ambiental, o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas nas crianças, além do fortalecimento da relação entre o ensino superior e a comunidade escolar. A proposta destacou a valorização da curricularização da extensão na formação técnica e social dos estudantes de Agronomia, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: Curricularização da extensão universitária. Agronomia. Ensino Básico. Conservação de solo e água.