Giuvana Lucindo Dias
Licenciada em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;
Pós - graduada em Libras – Uniasselvi;
Pós - graduada em Neuropedagogia - Instituto Rhema;
Pós - graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional – FAVENI;
e-mail: giuvanaceciliamarcello@gmail.com
Lourdes Gabriela Prevedel
Licenciada em Quimica – UEMS
Licenciada e Matemática – UEMS
Licenciada em Pedagogia – FACESE
Pós - graduada em Metodologia da Matemática – ALFAMÉRICA
Pos - graduada em ABA – Análise comportamental aplicada ao Autismo –
IGUACÚ
Pós - graduada em Educação especial e inclusiva, neuropsicopedagogia
institucional e clínica – IGUACÚ
e-mail: ggaabbyy27@gmail.com
Rosa Vicentin
Licenciada em Pedagogia – FINAV;
Pós - graduada em Psicopedagogia clínica e institucional – FATEC;
Pós - graduada em Educação infantil e anos iniciais do ensino
fundamental – UNIVALE; Pós - graduada em Arte e ludicidade na educação infantil
e ensino fundamental – ANAEC;
e-mail: rosavicentin611@gmail.com
Suzana Aparecida Pereira
Licenciada em Pedagogia – UFMS;
Pós - graduada em Educação infantil e séries iniciais do ensino
fundamental de nove anos - FATEC;
Pós - graduada em Educação especial e inclusiva com ênfase nas
dificuldades – FUTURA;
e-mail: suziappereira17@gmail.com
Tatiane Pereira de Souza
Licenciada em Pedagogia - UFMS;
Pós - graduada em Coordenação Pedagógica - FACUMINAS;
Pós - graduada em Educação infantil- anos iniciais e psicopedagogia –
FACUMINAS;
Pós - graduada em Educação especial e infantil – FACUMINAS;
e-mail: tatinavi25@hotmail.com
A indisciplina escolar tem sido uma preocupação constante nas instituições educacionais brasileiras, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem e o clima escolar. Segundo Libâneo (2013), práticas pedagógicas tradicionais, baseadas na transmissão unilateral do conhecimento, frequentemente resultam em desinteresse e comportamentos desafiadores por parte dos alunos. Moran (2015) destaca que a adoção de metodologias ativas pode contribuir para o engajamento e a participação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e dinâmico.