DOI: 10.5281/zenodo.15508598

 

Giuvana Lucindo Dias

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;

Pós - graduada em Libras – Uniasselvi;

Pós - graduada em Neuropedagogia - Instituto Rhema;

Pós - graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional – FAVENI;

e-mail: giuvanaceciliamarcello@gmail.com

 

Lourdes Gabriela Prevedel

Licenciada em Quimica – UEMS

Licenciada e Matemática – UEMS

Licenciada em Pedagogia – FACESE

Pós - graduada em Metodologia da Matemática – ALFAMÉRICA

Pos - graduada em ABA – Análise comportamental aplicada ao Autismo – IGUACÚ

Pós - graduada em Educação especial e inclusiva, neuropsicopedagogia

institucional e clínica – IGUACÚ

e-mail: ggaabbyy27@gmail.com

 

Rosa Vicentin

Licenciada em Pedagogia – FINAV;

Pós - graduada em Psicopedagogia clínica e institucional – FATEC;

Pós - graduada em Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental – UNIVALE; Pós - graduada em Arte e ludicidade na educação infantil e ensino fundamental – ANAEC;

e-mail: rosavicentin611@gmail.com


Suzana Aparecida Pereira

Licenciada em Pedagogia – UFMS;

Pós - graduada em Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de nove anos - FATEC;

Pós - graduada em Educação especial e inclusiva com ênfase nas dificuldades – FUTURA;

e-mail: suziappereira17@gmail.com

 

Tatiane Pereira de Souza

Licenciada em Pedagogia - UFMS;

Pós - graduada em Coordenação Pedagógica - FACUMINAS;

Pós - graduada em Educação infantil- anos iniciais e psicopedagogia – FACUMINAS;

Pós - graduada em Educação especial e infantil – FACUMINAS;

e-mail: tatinavi25@hotmail.com

 

 

A indisciplina escolar tem sido uma preocupação constante nas instituições educacionais brasileiras, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem e o clima escolar. Segundo Libâneo (2013), práticas pedagógicas tradicionais, baseadas na transmissão unilateral do conhecimento, frequentemente resultam em desinteresse e comportamentos desafiadores por parte dos alunos. Moran (2015) destaca que a adoção de metodologias ativas pode contribuir para o engajamento e a participação dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e dinâmico.