DOI: 10.5281/zenodo.15508562

 

Maria da Conceição Lima da Silva

Doutora e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA, Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco, USF, Bragança Paulista, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Especialização. Em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM; Especialização em Tecnologias Aplicada na Educação pela Univ Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação - pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM e Administração Escola, Supervisão e orientação.

 

 

RESUMO

Este artigo analisa os tipos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Manaus, Amazonas, nos anos de 2019 e 2020. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investigou como as TICs foram incorporadas às práticas pedagógicas antes e durante a pandemia da COVID-19. Por meio de entrevistas com professores, aplicação de questionários e análise documental, identificaram-se os principais recursos tecnológicos empregados, os desafios enfrentados por educadores e alunos e os impactos dessas tecnologias na continuidade do processo educativo. Os resultados revelam avanços pontuais, mas também limitações significativas relacionadas à infraestrutura, à formação docente e ao acesso desigual às tecnologias. O estudo conclui que o uso das TICs na educação básica deve estar articulado a políticas públicas de inclusão digital e formação continuada dos profissionais da educação.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino Fundamental; Educação Básica; Ensino remoto; Prática pedagógica.