Maria da Conceição Lima da Silva
Doutora e Mestra em Ciências da
Educação pela Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA, Graduação
em Licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco, USF, Bragança
Paulista, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM.
Especialização. Em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM;
Especialização em Tecnologias Aplicada na Educação pela Univ Federal do Rio
Grande do Sul, UFRGS e Especialização em Formação Continuada em Mídias na
Educação - pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM e Administração Escola,
Supervisão e orientação.
RESUMO
Este
artigo analisa os tipos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)
utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 9º ano do Ensino
Fundamental em duas escolas municipais de Manaus, Amazonas, nos anos de 2019 e
2020. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investigou como as TICs foram
incorporadas às práticas pedagógicas antes e durante a pandemia da COVID-19.
Por meio de entrevistas com professores, aplicação de questionários e análise
documental, identificaram-se os principais recursos tecnológicos empregados, os
desafios enfrentados por educadores e alunos e os impactos dessas tecnologias
na continuidade do processo educativo. Os resultados revelam avanços pontuais,
mas também limitações significativas relacionadas à infraestrutura, à formação
docente e ao acesso desigual às tecnologias. O estudo conclui que o uso das
TICs na educação básica deve estar articulado a políticas públicas de inclusão
digital e formação continuada dos profissionais da educação.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino Fundamental; Educação Básica; Ensino remoto; Prática pedagógica.