Daiane Fabricia Carvalho Barros Martins
Licenciada em Pedagogia – UFMS;
Pós - graduada em Educação Especial -
Faculdade Acesita;
Pós - graduada em Educação Infantil e Anos
Iniciais - Faculdade Prominas;
e-mail: daianecarvalhomartins@outlook.com
Giuvana Lucindo Dias
Licenciatura em Pedagogia –
Anhanguera/UNIDERP;
Pós - graduada em Libras – Uniasselvi;
Pós - graduada em Neuropedagogia - Instituto
Rhema;
Pós - graduada em Psicopedagogia Clinica e
Institucional – FAVENI;
e-mail: giuvanaceciliamarcello@gmail.com
Luana Moreira de Souza Vitorino
Licenciada em Pedagogia – UFMS;
e-mail: luana_sms26@hotmail.com
Maria Cristina Ribeiro dos Santos Costa
Licenciada em Pedagogia - UFMS
Licenciada em Artes – FAVENI
Pós - graduada em Educação infantil e anos
iniciais do ensino fundamental – ANAEC
Pós - graduada em Educação especial e
inclusão – ANAEC
e-mail: cristinaribeirocosta@hotmail.com
Tatiane Pereira de Souza
Licenciada em Pedagogia - UFMS;
Pós - graduada em Coordenação Pedagógica -
FACUMINAS;
Pós - graduada em Educação infantil- anos
iniciais e psicopedagogia – FACUMINAS;
Pós - graduada em Educação especial e
infantil – FACUMINAS;
e-mail: tatinavi25@hotmail.com
RESUMO
A
formação continuada de professores é crucial para aprimorar a educação, mas
esbarra nas condições de trabalho precárias dos docentes brasileiros. Apesar de
prevista em lei, a implementação dessas formações é dificultada por jornadas
exaustivas, acúmulo de funções e falta de tempo e remuneração adequados,
resultando em desmotivação e baixa adesão. A desconexão entre as propostas
formativas e a realidade da sala de aula agrava o problema, impedindo a
transformação efetiva das práticas pedagógicas. Além disso, a ausência de
políticas públicas que garantam condições reais para a formação reflete a
desvalorização profissional. Muitas vezes, a responsabilidade pela formação
recai individualmente sobre os professores, sem considerar as condições
estruturais do trabalho. Este artigo, portanto, discute os desafios dos
professores da educação básica na participação de formações contínuas,
considerando a carga horária e as condições de trabalho, e busca propor soluções
para que a formação seja vista como parte integrante da jornada profissional e
da valorização da carreira.
Palavras-chave: Formação docente, Condições de trabalho, Valorização profissional.