DOI: 10.5281/zenodo.15508596

 

Raquel Appi

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: raquelappi2000@gmail.com

 

Yasmin Barreto de Aguiar

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: yasmimbarreto2005@gmail.com

 

Renata Gabrielle Castro Borges

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: renatagborgs@gmail.com

 

Devaníria Volff Bernardo

Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,

e-mail: devabernardo.v@gmail.com

 

Érika Andressa Silva

Doutora em Ciência do Solo, docente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, e-mail: erika.silva@ifc.edu.br

 

 

RESUMO

Este trabalho de extensão teve como objetivo promover a educação em solos para alunos do ensino fundamental, por meio de uma atividade teórico-prática desenvolvida por discentes do curso de Agronomia do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira. A ação foi realizada na Escola de Educação Básica Municipal Joaquim Amarante (EEBJA), no município de Videira-SC, envolvendo 19 alunos do 6º ano. A atividade consistiu na exposição de conceitos sobre a importância do solo e os processos de erosão, seguida da utilização de uma maquete didática representando três condições de manejo: solo com vegetação nativa, solo exposto e solo com práticas conservacionistas (terraços). Simulações de precipitação permitiram aos estudantes observar de forma prática os efeitos da cobertura vegetal e das técnicas de manejo na contenção da erosão. A exposição teórica inicial, conduzida de maneira dialogada e com apoio de recursos visuais, permitiu introduzir de forma clara os conceitos de solo, erosão e práticas conservacionistas, resultando em elevado interesse e participação ativa por parte dos alunos da EEBJA. Durante a simulação prática com a maquete didática, foi possível observar o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes ao testemunharem visualmente os efeitos da cobertura vegetal e das práticas de conservação na dinâmica da erosão hídrica. O contraste entre os compartimentos (solo com vegetação, solo exposto e solo com terraços) facilitou a compreensão dos processos erosivos e a importância do manejo adequado do solo. A avaliação formativa, realizada por meio de perguntas abertas ao término da atividade, revelou um nível satisfatório de assimilação dos conceitos abordados, com todos os alunos participantes apresentando respostas corretas e demonstrando capacidade de interpretação crítica do conteúdo trabalhado. Esses resultados indicam a eficácia do método lúdico-prático na promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciências do solo. Do ponto de vista da formação discente, a atividade propiciou aos futuros agrônomos o desenvolvimento de habilidades de comunicação científica, didática adaptativa e sensibilização socioambiental. A interação prática com a comunidade escolar reforçou a importância da extensão universitária na democratização do conhecimento e no fortalecimento do compromisso social da educação superior.

Palavras-chave: Conservação do solo. Educação básica. Extensão. Agronomia.