Raquel Appi
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail:
raquelappi2000@gmail.com
Yasmin Barreto
de Aguiar
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail:
yasmimbarreto2005@gmail.com
Renata
Gabrielle Castro Borges
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail:
renatagborgs@gmail.com
Devaníria Volff
Bernardo
Discente do curso de
Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail:
devabernardo.v@gmail.com
Érika Andressa
Silva
Doutora em Ciência do Solo,
docente do curso de Agronomia, Instituto Federal Catarinense, Campus Videira,
e-mail: erika.silva@ifc.edu.br
RESUMO
Este trabalho de extensão teve como objetivo
promover a educação em solos para alunos do ensino fundamental, por meio de uma
atividade teórico-prática desenvolvida por discentes do curso de Agronomia do
Instituto Federal Catarinense – Campus Videira. A ação foi realizada na Escola
de Educação Básica Municipal Joaquim Amarante (EEBJA), no município de
Videira-SC, envolvendo 19 alunos do 6º ano. A atividade consistiu na exposição
de conceitos sobre a importância do solo e os processos de erosão, seguida da utilização
de uma maquete didática representando três condições de manejo: solo com
vegetação nativa, solo exposto e solo com práticas conservacionistas
(terraços). Simulações de precipitação permitiram aos estudantes observar de
forma prática os efeitos da cobertura vegetal e das técnicas de manejo na
contenção da erosão. A exposição teórica inicial, conduzida de maneira
dialogada e com apoio de recursos visuais, permitiu introduzir de forma clara
os conceitos de solo, erosão e práticas conservacionistas, resultando em
elevado interesse e participação ativa por parte dos alunos da EEBJA. Durante a
simulação prática com a maquete didática, foi possível observar o entusiasmo e
a curiosidade dos estudantes ao testemunharem visualmente os efeitos da
cobertura vegetal e das práticas de conservação na dinâmica da erosão hídrica.
O contraste entre os compartimentos (solo com vegetação, solo exposto e solo
com terraços) facilitou a compreensão dos processos erosivos e a importância do
manejo adequado do solo. A avaliação formativa, realizada por meio de perguntas
abertas ao término da atividade, revelou um nível satisfatório de assimilação
dos conceitos abordados, com todos os alunos participantes apresentando
respostas corretas e demonstrando capacidade de interpretação crítica do
conteúdo trabalhado. Esses resultados indicam a eficácia do método
lúdico-prático na promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciências
do solo. Do ponto de vista da formação discente, a atividade propiciou aos
futuros agrônomos o desenvolvimento de habilidades de comunicação científica,
didática adaptativa e sensibilização socioambiental. A interação prática com a
comunidade escolar reforçou a importância da extensão universitária na
democratização do conhecimento e no fortalecimento do compromisso social da
educação superior.
Palavras-chave: Conservação do solo. Educação básica. Extensão. Agronomia.