Maria da Conceição Lima da Silva
Doutora e Mestra em Ciências da
Educação pela Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA, Graduação
em Licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco, USF, Bragança
Paulista, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM.
Especialização. Em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM;
Especialização em Tecnologias Aplicada na Educação pela Univ Federal do Rio
Grande do Sul, UFRGS e Especialização em Formação Continuada em Mídias na
Educação - pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM e Administração Escola,
Supervisão e orientação.
RESUMO
Este
artigo analisa os desafios e possibilidades do uso das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Fundamental em duas escolas municipais
de Manaus, no período de 2019 a 2020. A pesquisa, de caráter qualitativo,
baseou-se em entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos,
observações em sala de aula e análise documental. O estudo revelou que, apesar
de limitações estruturais e de formação docente, as TICs contribuíram
significativamente para a inovação pedagógica, principalmente no período
pandêmico. Os resultados indicam que a integração efetiva das TICs depende de
políticas públicas contínuas, formação adequada e infraestrutura tecnológica.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino Fundamental, Educação Básica, Manaus, pandemia.