DOI: 10.5281/zenodo.15508590

 

Maria da Conceição Lima da Silva

Doutora e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas - UNIDA, Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco, USF, Bragança Paulista, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Especialização. Em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM; Especialização em Tecnologias Aplicada na Educação pela Univ Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação - pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM e Administração Escola, Supervisão e orientação.

 

 

RESUMO

Este artigo analisa os desafios e possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Manaus, no período de 2019 a 2020. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se em entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos, observações em sala de aula e análise documental. O estudo revelou que, apesar de limitações estruturais e de formação docente, as TICs contribuíram significativamente para a inovação pedagógica, principalmente no período pandêmico. Os resultados indicam que a integração efetiva das TICs depende de políticas públicas contínuas, formação adequada e infraestrutura tecnológica.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino Fundamental, Educação Básica, Manaus, pandemia.