Ana Maria da
Silva
Possui graduação em
Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1999), especialização
em Gestão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru
(2004), especialização em Educação Especial e Inclusiva E Neuropsicopedagogia
Institucional e Clínica pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2024) e
mestrado em Master In Education Sciences pela Veni Creator Christian University
(2024). Tem experiência na área de Educação.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo compreender os
entendimentos de professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
do município de Bezerros-PE acerca dos avanços e desafios relacionados à
avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com docentes e discentes
dos 1º e 2º segmentos da EJA em escolas da rede pública municipal. O objetivo
geral é repensar a função da avaliação no processo educativo da EJA e suas
implicações na prática pedagógica. Como objetivos específicos, busca-se
analisar as concepções de avaliação compreendidas pelos participantes da
pesquisa; identificar como a avaliação do ensino e da aprendizagem é
estruturada nas salas de aula; e relacionar os avanços e desafios observados
nas práticas avaliativas. Fundamentado em autores como Luckesi (2010), Hoffmann
(2012), Paulo Freire (2000), Méndez (2002), Silva (2003) e Haddad (2000), o
estudo adota uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que, na realidade
investigada, a maioria dos docentes adota práticas avaliativas de caráter
inclusivo, baseadas no diálogo e na construção coletiva da aprendizagem.
Contudo, ainda há contradições entre concepção e prática em parte do corpo
docente. Evidencia-se, portanto, a necessidade de políticas de formação
continuada e de valorização docente que promovam uma cultura avaliativa mais
crítica, reflexiva e coerente com os princípios da EJA.
Palavras-chave: Avaliação Escolar. Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente.