DOI: 10.5281/zenodo.15508569

 

Ana Maria da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1999), especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2004), especialização em Educação Especial e Inclusiva E Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2024) e mestrado em Master In Education Sciences pela Veni Creator Christian University (2024). Tem experiência na área de Educação.

 

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo compreender os entendimentos de professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Bezerros-PE acerca dos avanços e desafios relacionados à avaliação da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com docentes e discentes dos 1º e 2º segmentos da EJA em escolas da rede pública municipal. O objetivo geral é repensar a função da avaliação no processo educativo da EJA e suas implicações na prática pedagógica. Como objetivos específicos, busca-se analisar as concepções de avaliação compreendidas pelos participantes da pesquisa; identificar como a avaliação do ensino e da aprendizagem é estruturada nas salas de aula; e relacionar os avanços e desafios observados nas práticas avaliativas. Fundamentado em autores como Luckesi (2010), Hoffmann (2012), Paulo Freire (2000), Méndez (2002), Silva (2003) e Haddad (2000), o estudo adota uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que, na realidade investigada, a maioria dos docentes adota práticas avaliativas de caráter inclusivo, baseadas no diálogo e na construção coletiva da aprendizagem. Contudo, ainda há contradições entre concepção e prática em parte do corpo docente. Evidencia-se, portanto, a necessidade de políticas de formação continuada e de valorização docente que promovam uma cultura avaliativa mais crítica, reflexiva e coerente com os princípios da EJA.

Palavras-chave: Avaliação Escolar. Educação de Jovens e Adultos. Formação Docente.