Joseline
Barbosa Silva Arruda
Possui graduação em
Biologia - Autarquia Educacional de Belo Jardim (2006) e graduação em Pedagogia
pela Universidade de Pernambuco (2002). Concluiu especialização em
Psicopedagogia Institucional (2007) e Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica
(2010), especializando-se em Psicopedagogia Clínica (2020) - Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.Atualmente é analista em gestão
educacional - Secretaria de Educação de Pernambuco e professora da Prefeitura
Municipal de Caruaru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação.
RESUMO
A partir do nascimento o ser humano já está inserido em uma cultura, sendo que esta é transferida por meio das brincadeiras e brinquedos ofertados à criança e entre o relacionamento entre pais e filhos. A ludicidade é um processo característico da evolução humana e, portanto, tem função basilar nas atividades educativas recomendadas às diversas etapas da vida escolar. O lúdico é de extrema importância quanto a aprendizagem das crianças, para além da ampla contribuição para a prática pedagógica docente, é por meio de brincadeiras e jogos que as crianças experimentam suas emoções, fantasias, criatividade e suas aprendizagens, sempre em busca de suplantar seus obstáculos e limitações. Na atividade lúdica, o importante não é somente o resultado da atividade, o que dela deriva, mas a ação de fato, o momento experimentado. Promove para quem a vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de divagação e de realidade, de reinterpretação e assimilação, momentos de conhecer a si e ao outro, de zelar por si e perceber o outro, fragmentos de vida. As atividades divertidas se sobressaem com dinâmicas que encantam as crianças de maneira eficaz. Pode-se dizer que, os recursos lúdicos possibilitam a liberdade, por isso, os professores precisam estudá-los para utilizá-los no ensino. Diversão e desafio são elementos com nos quais as crianças se reconhecem. É possível afirmar que a ludicidade é elemento facilitador da construção do conhecimento e viabiliza a formação de indivíduos com discernimento, atuantes e capazes de tomar decisões, atores de suas vidas.