DOI: 10.5281/zenodo.14374610

 

Katiane Pereira da Silva

Universidade Federal Rural da Amazônia -UFRA

Doutorado em Física (UFC), Mestrado em Física (UFMA), Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Física, Docente na UFRA,

e-mail: katiane.silva@ufra.edu.br

 

William de Brito Pantoja

Mestrando em Gestão de Risco e Desastres Ambientais na Amazônia (UFPA), Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (UFRA), e-mail: williameng93@gmail.com

 

Antonio Thiago Madeira Beirão

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica (UFPA), Graduação em Bacharelado em Física (UFPA) e Licenciatura em Matemática (UFPA). Docente na UFRA, e-mail: thiago.madeira@ufra.edu.br

 

RESUMO

A utilização da energia solar é uma das opções mais promissoras para integrar a matriz energética brasileira. Desenvolvemos um protótipo com a finalidade de simular o funcionamento de uma residência autônoma que é alimentada energeticamente por painéis fotovoltaicos, o sistema demonstra como a energia que chega nos painéis é convertida em energia elétrica para suprir seis Light Emitting Diode que simulam o consumo de energia da iluminação demandada para uma residência. O sistema permite que o aluno através do auxílio de recursos e de ferramentas computacionais adquira habilidades e competências para o entendimento dos fenômenos que estão a sua volta. O objetivo deste trabalho é orientar os alunos de graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) na compreensão de conceitos físicos por meio do uso da simulação. Além disso, é essencial usar os conceitos de física moderna (efeito fotoelétrico) e conceitos de eletricidade (circuitos, tensão, potência, corrente elétrica) como suporte teórico para o ensino na prática, e assim confirmar a teoria através da experimentação. Diante da pandemia da COVID-19, o estudo considerou os desafios e limitações do ensino e aprendizagem dos fenômenos físicos no ensino remoto. Nesse cenário, o trabalho traz uma possibilidade de aprendizagem através de um protótipo didático que pode ser apresentado por meio do ensino à distância.

Palavras-chave: Protótipo. Energia Solar. Ensino de Física.