Katiane Pereira da Silva
Universidade Federal Rural da Amazônia -UFRA
Doutorado em Física
(UFC), Mestrado em Física (UFMA), Graduação em Licenciatura em Ciências
Naturais com habilitação em Física, Docente na UFRA,
e-mail: katiane.silva@ufra.edu.br
William de Brito Pantoja
Mestrando em Gestão de
Risco e Desastres Ambientais na Amazônia (UFPA), Graduação em Engenharia
Ambiental e Energias Renováveis (UFRA), e-mail: williameng93@gmail.com
Antonio Thiago Madeira Beirão
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Doutorado e Mestrado em
Engenharia Elétrica (UFPA), Graduação em Bacharelado em Física (UFPA) e
Licenciatura em Matemática (UFPA). Docente na UFRA, e-mail: thiago.madeira@ufra.edu.br
RESUMO
A
utilização da energia solar é uma das opções mais promissoras para integrar a
matriz energética brasileira. Desenvolvemos um protótipo com a finalidade de
simular o funcionamento de uma residência autônoma que é alimentada
energeticamente por painéis fotovoltaicos, o sistema demonstra como a energia
que chega nos painéis é convertida em energia elétrica para suprir seis Light
Emitting Diode que simulam o consumo de energia da iluminação demandada
para uma residência. O sistema permite que o aluno através do auxílio de
recursos e de ferramentas computacionais adquira habilidades e competências
para o entendimento dos fenômenos que estão a sua volta. O objetivo deste
trabalho é orientar os alunos de graduação da Universidade Federal Rural da
Amazônia (UFRA) na compreensão de conceitos físicos por meio do uso da
simulação. Além disso, é essencial usar os conceitos de física moderna (efeito
fotoelétrico) e conceitos de eletricidade (circuitos, tensão, potência,
corrente elétrica) como suporte teórico para o ensino na prática, e assim
confirmar a teoria através da experimentação. Diante da pandemia da COVID-19, o
estudo considerou os desafios e limitações do ensino e aprendizagem dos
fenômenos físicos no ensino remoto. Nesse cenário, o trabalho traz uma possibilidade
de aprendizagem através de um protótipo didático que pode ser apresentado por
meio do ensino à distância.
Palavras-chave: Protótipo. Energia Solar. Ensino de Física.