DOI: 10.5281/zenodo.14193791

 

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra

Doutor em Ciencias de la Educación pela Universidad del Sol, UNADES (2024); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, (2021)

 

Marcelo Máximo Purificação

Doutor em Educação (2023) pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA. Também é Doutor em Ensino (Educação Matemática e Tecnologia) (2022) pela Universidade do Vale do Taquari UNIVATES.

 

Orivaldo da Silva Lacerda Júnior

Doutor em Química, UFAM (2013); Mestre em Química, UFAM (2008).

 

Nedilson José Gomes de Melo

Mestre em Ciencias de la Educación pela Universidad del Sol, UNADES (2023);

 

 

RESUMO

A Teologia é uma disciplina que estuda a natureza de Deus, a religião e a espiritualidade. Ela desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos e na compreensão da vida e do mundo ao seu redor. Na educação básica, a Teologia pode ser um tema controverso devido à diversidade de crenças e religiões presentes na sociedade. O objetivo deste estudo é analisar os desafios da inserção da teologia na educação básica, utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica para embasar as reflexões. Através da análise de diferentes obras e estudos sobre o tema, é possível compreender a importância e os impactos da teologia na formação dos estudantes. Em conclusão, a teologia pode ser uma ferramenta importante na educação básica, desde que seja abordada de forma respeitosa, inclusiva e plural. Os desafios existem, mas com o diálogo e a formação adequada, é possível promover uma educação mais rica e diversificada, que contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Palavras-chave: Teologia. Ensino. Educação básica.