DOI: 10.5281/zenodo.13958795

 

Daniela Gomes da Silva

Licenciada  em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e clínica - FAVENI

Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais -FAVENI danigs40@hotmail.com

 

Erica Carvalho Ramos

Licenciada em Pedagogia - Unigran Net

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva - Faculdade Iguaçu

Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Autista (TEA) - Faculdade Iguaçu

Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado: Educação Infantil e Anos Iniciais - Faculdade Iguaçu.

ericamaicon2@gmail.com

 

   Iéte Honório da Silva

Licenciada em Pedagogia - FINAV

 Pós-graduada em Interdisciplinaridade na Educação Básica - IBPEX

ietehonorio@hotmail.com

 

Ivete Aparecida Essy

Licenciada em Pedagogia - FINAV

Licenciada em Educação Especial - UniCV

Pós-graduada em Magistério da Educação Básica - IBPEX

Pós-graduada em Educação infantil e Séries Iniciais - SÃO BRAZ

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - São Braz

iveteessy@hotmail.com

Jéssica Felski Ferreira Florêncio

Licenciada em Pedagogia - FAEL

Licenciado em Artes visuais - CICEP

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia - UNINA

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - UNINA

Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais - UNINA

 jessicafelski05@gmail.com

 

A educação inclusiva é um conceito que se baseia no princípio de que todos os alunos têm o direito de aprender em um ambiente educacional que atenda às suas necessidades específicas, independentemente de suas habilidades ou deficiências. A inclusão visa a garantir a equidade, proporcionando a todos os alunos acesso ao currículo escolar, bem como a oportunidades de participação social dentro do ambiente escolar. Segundo a Declaração de Salamanca (1994), a educação inclusiva é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a diversidade é vista como um enriquecimento para o processo educacional e não como um obstáculo.