DOI: 10.5281/zenodo.13825597

 

Amanda de Jesus Cruz

Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/ Uniderp;

Licenciada em Artes visuais -  FAVENI;

Pós-graduada em Educação infantil e Anos Iniciais- FAVENI;

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e neuropsicopedagogia -FAVENI;

Pós-graduada  em Alfabetização e Letramentro - FAVENI;

espergomes49@gmail.com

 

Fabrícia Melo de Souza

Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/ Uniderp;

Licenciada em História- Faculdade Campos Elíseos;

Pós-graduada em Educação infantil e Anos Iniciais- ANAEC;

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão - ANAEC;

Pós-graduada em AutismoFaculdade Campos Elíseos;

fabriciasouza982@gmail.com

 

Joyce Karoline Da Silva

Licenciada em educação física - Anhanguera/Uniderp;

Pós-graduada em educação física escolar e atividade de recreação- Educavales;

Pós-graduada em educação física escolar e educação especial - Educavales;

Pós-graduada em educação física escolar e educação infantil - Educavales;

joice.k361@hotmail.com

 

Lucinéia da Mota Leite

Licenciada em pedagogia - UFMS;

Licenciada em artes visuais - FAVENI;

pós-graduada em práticas pedagógicas na educação infantil - UNINA;

pós-graduada atendimento especializado - UNINA;

pós-graduada alfabetização e letramento - FAVENI;

lucineia_damota@hotmail.com

 

Rosimeire Davila da Cruz

Licenciada em Ciências sociais - UFMS;

Licenciada em Pedagogia- Unigran EAD;

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - UniVitória;

Pós-graduada em Educação infantil: Corpo e Arte - UniVitória;

Pós-graduada em Antropologia - UniVitória;

rosimeiredaviladacruz@gmail.com

 

Taynara Souza Martins

Licenciada em pedagogia - Anhanguera/Uniderp;

Licenciada em artes visuais - UniCV;

Pós-graduada em educação infantil e séries iniciais - UNINA;

Pós-graduada em educação especial: atendimento às necessidades especiais - ESAP;

Pós-graduada em autismo - FCE;

taynara-souzamartins@hotmail.com


Introdução: O desenvolvimento de competências socioemocionais na educação básica tem ganhado destaque nas discussões sobre ensino e aprendizagem, especialmente após a inclusão dessas competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC estabelece que a educação básica deve promover não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também preparar os alunos para lidar com desafios emocionais e sociais. Essas habilidades são essenciais para que os estudantes possam se comunicar de maneira eficaz, trabalhar em equipe, gerir suas emoções e resolver conflitos de forma construtiva. Com o crescente reconhecimento da importância das competências socioemocionais, as escolas têm buscado integrar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.