DOI: 10.5281/zenodo.13825588

 

Amanda de Jesus Cruz

Licenciada em Pedagogia- Anhanguera/ Uniderp;

Licenciada em Artes visuais -  FAVENI;

Pós-graduada em Educação infantil e Anos Iniciais - FAVENI;

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e neuropsicopedagogia - FAVENI;

Pós-graduada  em Alfabetização e Letramentro - FAVENI;

espergomes49@gmail.com

 

Adriana Duciana de Souza Arruda

Licenciada em Geografia - FINAV

Licenciada em Pedagogia- UCESP

Pós-graduada em Educação infantil e séries inicias do Ensino fundamental com Ênfase em Alfabetização - UNIFCV

Pós-graduada em Educação especial e Inclusiva  - ANAEC

Pós-graduada em Psicopedagoga e aprendizagem - Acesita

alicemanuellasouzacares@gmail.com

 

 Fabrícia Melo de Souza

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera/ Uniderp

Licenciada em História - Faculdade Campos Elíseos

Pós-graduada em Educação infantil e Anos Iniciais - ANAEC

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão - ANAEC

Pós-graduada em AutismoFaculdade Campos Elíseos

fabriciasouza982@gmail.com

 

Jessica Priscila de Souza Arruda

Licenciatura em pedagogia -Anhanguera/Uniderp

Pós-graduada em educação infantil - Fatec

Pós-graduada em Educação especial e inclusiva - Facuminas

jessicapriscilasouzaarruda@gmail.com

 

Joyce Karoline Da Silva

Licenciada em educação física - Anhanguera/Uniderp

Pós-graduada em educação física escolar e atividade de recreação - Educavales

Pós-graduada em educação física escolar e educação especial - Educavales

Pós-graduada em educação física escolar e educação infantil - Educavales

joice.k361@hotmail.com

 

Lucinéia da Mota Leite

Licenciada em pedagogia - UFMS

Licenciada em artes visuais - FAVENI

pós-graduada em práticas pedagógicas na educação infantil - UNINA

pós-graduada atendimento especializado - UNINA

pós-graduada alfabetização e letramento - FAVENI

lucineia_damota@hotmail.com

 

Rosimeire Davila da Cruz

Licenciada em Ciências sociais - UFMS

Licenciada em Pedagogia- Unigran EAD

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - UniVitória

Pós-graduada em Educação infantil: Corpo e Arte - UniVitória

Pós-graduada em Antropologia - UniVitória

rosimeiredaviladacruz@gmail.com

 

Taynara Souza Martins

Licenciada em pedagogia - Anhanguera/Uniderp

Licenciada em artes visuais - UniCV

Pós-graduada em educação infantil e séries iniciais - UNINA

Pós-graduada em educação especial: atendimento às necessidades especiais - ESAP

Pós-graduada em autismo - FCE

taynara-souzamartins@hotmail.com

 

A personalização do ensino, como abordagem pedagógica, visa atender às diversas necessidades e ritmos de aprendizagem dos estudantes, proporcionando um processo educacional mais inclusivo e eficiente. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental que a escola respeite as singularidades dos alunos e promova práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral de cada um (BRASIL, 2018). Esse princípio está diretamente alinhado com a visão de José Moran (2015), que defende que “a personalização na educação não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para que possamos formar indivíduos autônomos, críticos e colaborativos”.