Fabiana Araujo Vanin Lopes
Licenciatura em Ciências Biológicas - UNIC.
Licenciada em Pedagogia – UNIJALES
Michela Cristina da Silva
Licenciatura em Letra e Inglês
Faculdade Integrada de Naviraí – MS
Nair Delgado do Amaral
Licenciatura em Letra e
Pedagogia
Faculdade Integrada de Naviraí – MS
Wagner Dos Santos Ribeiro de Abreu
Licenciatura em matemática
Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
Rosana Soares Dos Santos
Licenciatura em Pedagogia
Universidade anhanguera
polo Naviraí – MS
Pamela de Souza dos Reis
1° licenciatura Pedagogia
UFMS CPNV
2° licenciatura Letras e
Espanhol pela UNICV
RESUMO
O presente
estudo explora a interação entre as
áreas de neurociência e educação, abordando como os avanços no estudo do
cérebro podem contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais. No
primeiro momento ressalta que o diálogo entre essas áreas busca entender como o
cérebro aprende e, a partir disso, aprimorar metodologias pedagógicas. Um dos
focos principais é a neuroplasticidade,
que demonstra que o cérebro é capaz de se reorganizar ao longo da vida, criando
novas conexões neurais conforme adquire novas habilidades e conhecimentos. Isso
sugere que a educação pode, e deve, ser flexível para atender as necessidades
individuais dos alunos, valorizando a diversidade de ritmos e estilos de
aprendizagem. Outro ponto importante do texto é a importância da emoção no processo de aprendizagem. Pesquisas
mostram que o envolvimento emocional facilita a memorização e o entendimento de
conteúdos, o que implica na necessidade de criar ambientes de aprendizagem que
estimulem positivamente os alunos. O diálogo entre neurociência e educação
também destaca a aprendizagem ativa,
onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizado, favorecendo
uma maior retenção de informações e compreensão crítica. Nesse trabalho conclui
afirmando que, apesar dos desafios, como a transposição de descobertas
científicas para a prática educacional, o intercâmbio entre neurociência e
educação continua a ser uma área promissora e necessária para o avanço da
pedagogia.
Palavra chave: Neurociência, processo de aprendizagem, neuroplasticidade.