DOI: 10.5281/zenodo.13825635

 

Fabiana Araujo Vanin Lopes

Licenciatura em Ciências Biológicas - UNIC.

Licenciada em Pedagogia – UNIJALES

 

Michela Cristina da Silva

Licenciatura em Letra e Inglês

 Faculdade Integrada de Naviraí – MS

 

Nair Delgado do Amaral

Licenciatura em Letra e Pedagogia

 Faculdade Integrada de Naviraí – MS

 

Wagner Dos Santos Ribeiro de Abreu

Licenciatura em matemática

Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

 

Rosana Soares Dos Santos

Licenciatura em Pedagogia

Universidade anhanguera polo Naviraí – MS

 

Pamela de Souza dos Reis

1° licenciatura Pedagogia UFMS CPNV

2° licenciatura Letras e Espanhol pela UNICV

 

RESUMO

O presente estudo explora a interação entre as áreas de neurociência e educação, abordando como os avanços no estudo do cérebro podem contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais. No primeiro momento ressalta que o diálogo entre essas áreas busca entender como o cérebro aprende e, a partir disso, aprimorar metodologias pedagógicas. Um dos focos principais é a neuroplasticidade, que demonstra que o cérebro é capaz de se reorganizar ao longo da vida, criando novas conexões neurais conforme adquire novas habilidades e conhecimentos. Isso sugere que a educação pode, e deve, ser flexível para atender as necessidades individuais dos alunos, valorizando a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem. Outro ponto importante do texto é a importância da emoção no processo de aprendizagem. Pesquisas mostram que o envolvimento emocional facilita a memorização e o entendimento de conteúdos, o que implica na necessidade de criar ambientes de aprendizagem que estimulem positivamente os alunos. O diálogo entre neurociência e educação também destaca a aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizado, favorecendo uma maior retenção de informações e compreensão crítica. Nesse trabalho conclui afirmando que, apesar dos desafios, como a transposição de descobertas científicas para a prática educacional, o intercâmbio entre neurociência e educação continua a ser uma área promissora e necessária para o avanço da pedagogia.

Palavra chave: Neurociência, processo de aprendizagem, neuroplasticidade.