Kalleu de Alencar
Mestrando em Farmacologia,
Faculdade de Medicina (UFC)
E-mail: dealencar.kalleu@gmail.com
Júlio Cesar Rabelo de Mesquita Filho
Graduado em Licenciatura em
Química, Instituto Federal do Ceará (IFCE)
E-mail: jcesarbmx8@gmail.com
Francisco de Assis Francelino Alves
Doutor em Educação (UFC), Docente
Adjunto (IFCE)
E-mail: francisco.francelino@ifce.edu.br
RESUMO
O
Refletir sobre a formação pedagógica associada à evasão escolar é algo bastante
urgente e atual, é um fenômeno preocupante que ocorre em todos os níveis de
educação e, neste trabalho de pesquisa, faz-se referência à evasão ocorrida no
ensino superior. Aqui, está realizada uma breve incursão pelo ensino superior
no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Ceará, Campus
Maracanaú, não se fixando especificamente nos dados estatísticos da evasão e de
suas motivações nesta instituição, mas enfatizando as possibilidades de
reversão desse quadro através de ações de ensino, que se configuraram como
práticas pedagógicas pontuais. Tais práticas se constituíram em uma vivência
exitosa no formato de projeto de extensão. Assim, este trabalho expõe o relato
de experiência, tendo por objetivo apresentar e discutir os resultados
alcançados nesses projetos, mostrando-os como meios eficazes de minimizar e
futuramente reduzir os índices de evasão do curso. O projeto “IFVEST”
(2018-2019) apresentou um impacto em cerca de 100 alunos envolvidos, obtendo
bons resultados quanto à aceitação dos licenciandos e comunidade participante
do município de Maracanaú, bem como quanto à visibilidade de que novas
propostas pedagógicas de execução da prática de sala de aula são fundamentais
para trabalhar efetivamente os conteúdos estudados na graduação. Além disso, as
experiências vivenciadas mostram que ser professor é ter a convicção de que
paixão e entusiasmo pelo ensino, bem como saberes compartilhados, podem tornar
o mundo melhor, mais justo, mais solidário e mais humano; possibilitando,
assim, realizar transformações na comunidade através da Educação.
Palavras-chave: Formação de professores. Evasão escolar. Projeto de extensão. Licenciatura.