Alexandre de Araújo Lamattina
Professor do Centro Paula Souza
Rubia Carla Ramires Morais
Professora do Centro Paula Souza
Marcelo Galo Jorge Esteves
Professor do Centro Paula Souza
Vanessa Aparecida Sanches Campassi de
Oliveira
Professora do Centro Paula Souza
Denise Cristina Fumis
Professora do Centro Paula Souza
Durval dos Santos de Oliveira
Professor do Centro Paula Souza
RESUMO
A
gamificação, ao integrar elementos de jogos ao contexto educacional, tem se
destacado como uma abordagem inovadora para promover maior engajamento e
motivação dos estudantes. Este estudo analisa os fundamentos teóricos da
gamificação, discutindo suas vantagens, desafios e melhores práticas para
implementação. Baseado em teorias contemporâneas da educação e exemplos
práticos, o estudo explora como a gamificação pode transformar o processo de
ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências
cognitivas e socioemocionais, em alinhamento com as demandas do século XXI.
Palavras-chave: gamificação, educação, motivação, aprendizado ativo, competências socioemocionais, tecnologia educacional.