Marcelo Leão Ferreira
Mestre em Ciências da
Educação.
RESUMO
A presente pesquisa visa identificar os desafios e as
possibilidades de atuação dos professores da disciplina de Ciências da Natureza
e Poluição dos Rios em um município do Amazonas, investigando as complexidades
e caminhos que perpassam a prática docente desses profissionais. O estudo
reconhece que o ensino de ciências deve adotar abordagens práticas,
metodológicas e científicas, pois a experiência empírica contribui para uma
aprendizagem concreta dos alunos, especialmente quando os professores
compreendem o papel da alfabetização científica. Assim, este artigo é um estudo
de caráter quantitativo e qualitativo, baseado na revisão de literatura,
análise documental e aplicação de questionários. A análise documental incluiu
um estudo aprofundado da Base Nacional Comum Curricular, visando entender sua
estrutura e o componente curricular das Ciências da Natureza. A pesquisa de
campo foi realizada por meio da aplicação de 28 questionários a professores da
região rural do município.O objetivo geral do estudo é compreender os desafios
e as possibilidades de atuação dos professores de Ciências da Natureza e
Poluição dos Rios que lecionam para uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental.
Entre os objetivos específicos estão: analisar as dificuldades de aprendizagem
dos alunos, o papel das famílias na aprendizagem e a contribuição das Ciências
e da escola nesse contexto.Os resultados mostram que os professores são bem
avaliados pelos alunos e utilizam diversas metodologias, projetos e materiais
didáticos, tornando as aulas atraentes e dinâmicas. Contudo, as dificuldades de
aprendizagem dos alunos estão associadas à falta de apoio das famílias, ao
desinteresse e às condições socioculturais dos alunos.
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Dificuldades de Aprendizagem. Atuação Docente.