Josicléa Pereira Da Silva
Mestra em
Ciências da Educação.
RESUMO
O estudo
do presente artigo teve por objetivo refletir sobre a importância do
relacionamento afetivo entre professor e aluno dentro da Instituição de Ensino,
buscando fundamentação teórica que possibilite ao professor uma melhor
compreensão dessa relação, assim
como de suas próprias relações interpessoais que envolvem a escola e suas
diretrizes e estudar as conexões entre o crescimento da afetividade do aluno e
o sentimento de responsabilidade social do sujeito, por meio de uma pesquisa
bibliográfica. Para o sucesso fundamental dessa relação se faz necessário o
afeto entre professor e aluno. Ressalta também as relações afetivas em sala de aula e coloca este
relacionamento como um desafio para o educador nos dias de hoje, devendo este
agir de forma que expresse o seu interesse pelo crescimento dos alunos, e assim
respeitando suas individualidades, criando um ambiente mais agradável e propício
para a aprendizagem. O bom relacionamento do professor com o aluno se
desenvolve na busca pelo desejo que o indivíduo tem de conhecer a si próprio,
de encontrar uma definição para sua vida. Querer saber, ter desejo de aprender,
são condições primeiras para que o discente possa de fato adquirir
conhecimentos. Portanto fica evidente a importância que tem para nós,
educadores, o conhecimento da afetividade, quer seja através das emoções, da
força motora das ações ou do desejo e da transferência, para o melhor
desenvolvimento da aprendizagem do discente e, consequentemente, para uma
melhor relação entre este e o professor. A escola, portanto, deve voltar-se
para a qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo,
social e não apenas cognitivos como elementos fundamentais no desenvolvimento
da criança como um todo.
Palavras-chave: Afetividade. Aluno. Professor. Ensino Fundamental.