DOI: 10.5281/zenodo.12522986

 

Róbison da Costa Gomes

Mestre em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

E-mail: robisongomes10@gmail.com

 

RESUMO

O presente estudo tem como tema A Ludicidade na Matemática: A importância do Lúdico na Matemática como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Tem o objetivo geral identificar e analisar a importância do Lúdico na matemática como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Fundamental. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Hermenegildo de Campos no município de Manicoré Amazonas, nas turmas do 9 º ano. A partir de um estudo de caso, com 60 alunos. O instrumento de coleta de dados foi elaborado na forma de uma entrevista semiestruturada e para a verificação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. A metodologia foi através da aplicação de atividades que foram desenvolvidas na escola conforme orientação do pesquisador, que mostraram o quanto precisamos avançar no ensino da disciplina de matemática, mas especificamente no processo de ensino aprendizagem, pois se faz extremamente necessário para que se obtenha de forma satisfatória os resultados esperados. Entre os resultados observou-se que, apesar de todo esforço do professor de matemática, um dos grandes problemas no ensino e aprendizagem desse componente curricular é a forma Como seus conteúdos são apresentados e propostos aos alunos, ou seja, a maneira como é apresentado de forma simplista e mecanizado trazendo prejuízos enormes a muitos estudantes.

Palavras-chave: Ludicidade. Matemática. Alunos. Professores.