DOI: 10.5281/zenodo.11372436

 

Eliane Pereira dos Santos Ferreira

Graduada no Normal Superior -  Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/2006), Especialista em Educação infantil pela UFMS/ 2012, Especialista em Neuropedagogia pela ESAP/2013, Especialista em Educação especial pela FAVENI/2018. Atualmente atua como Coordenadora pedagógica de Creche e educação infantil -.Email: elianeeandrey@yahoo.com.br

 

Sandra de Fátima Pereira Sanches

  Graduada em Letras – Hab. Inglês/ Espanhol – Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV) e  Pedagogia , Especialista em Educação especial pela FAVENI. Atualmente atua como  Professora do Ensino fundamental l e ll e ensino médio da rede  pública. Email: Gusandra09@gmail.com

 

Angela Maria Passos Silva

  Graduada em Pedagogia – Universidade Cruzeiro do Sul, Atua como professora de Educação Infantil – Email: angela_Silva_passos@hotmail.com

 

Kezia Maria Modesto

  Graduada em Letras – Hab. Inglês – Faculdades Integradas de Naviraí ( FINAV), atua como professora de Língua Portuguesa – Email: keziakeziakeziakezia@gmail.com

 

Josilaine Lopes dos Santos Dziecol

  Especialização em Educação Infantil e series iniciais - Educação especial e Psicopedagogia- Normal superior  - UFMS-Atua como professora anos iniciais do ensino fundamental. Email: josilaine_lopes@hotmail.com

  

Josiane Miranda Roman

  Pedagogia- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Atua como professora da educação infantil- Email: josiane.mroman@gmail.com

 

Luana Flávia Souza Ferreira

  Graduação em Pedagogia Faculdades Anhaguera, atua como professora de Educação Infantil – Email: luanaflaviaferreira13@gmail.com

 

Andressa Cezario

  Graduação em Educação Física – Faculdades Anhanguera- Email: andressacezario16@gmail.com

 

Marcela Marques Umbelino

  Graduação em pedagogia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Atua como professora de Educação Infantil-Email: marcela_umbelino@hotmail.com

 

Joana Valdirene Castello Galvão

Graduação Letras, Hab. Inglês – Faculdades Integradas de Naviraí – atua como professora de língua espanhola e coordenadora de área de linguagem.- email: joana_vcg@hotmail;com

 

RESUMO

O Projeto de intervenção A arte na educação inclusiva tem por objetivo evidenciar a contribuição do ensino da arte na educação inclusiva por meio da leitura de imagens de obras de arte de Tarsila do Amaral. Com esse objetivo pretende levar a aluna com Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade -TDAH a se concentrar e realizar as atividades propostas. Para a realização do Projeto de intervenção foram oferecidas três oficina com duração de cinquenta minutos aproximadamente. A oficina foi realizada na sala de tecnologia da escola municipal José Martins Flores, pois é um espaço que o aluno está familiarizado e assim se sentira segura para realizar as atividades.

Palavras-chaves: Arte. Tecnologia digital. Educação inclusiva.