Maria Rosineide Saraiva
Sombra
Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de la
Integración de las Américas, mestra em Ciências da Educação pela Universidad
Americana. Atualmente é concursada da Prefeitura Municipal de Caucaia e
concursada do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Especial.
Jadilson Marinho da Silva
Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior
do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade
Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e
Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de
Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014),
especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em
Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado em Ciências da Educação
pela Universidad de la Integración de las Américas (2017) e Doutorado em
Ciências da Educação (2019). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e
pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e
Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Linguística, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, formação de professores,
tecnologia educacional, avaliação e currículo.
Rafaella
Sales da Silva
Doutoranda em Educação e mestra em Educação pela
Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2017), pós-graduada em Metodologia do
Ensino de Língua portuguesa e Literatura, graduada em Letras- Inglês pela
Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru- FAFICA (2010). É professora efetiva
de língua portuguesa da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Tem
experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de
temas relativos ao ensino de língua portuguesa, aos saberes e as práticas docentes.
Hélio Melo Soares
Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos.
Atualmente é professor facilitador do programa Novo Mais Educação na Escola
João Magalhães de Oliveira e professor regente na rede estadual de ensino do
Ceará no Município de Maracanaú.
Raimunda Francisca
Barros Silva
Mestra em Ciências da Educação pela
Universidad San Carlos.
Elineth de Araújo Silva
Mestra em Ciências da Educação pela
Universidad San Carlos.
RESUMO
O artigo aborda os desafios da educação especial na
perspectiva da educação inclusiva, com foco na etapa da Educação Infantil.
Destaca-se a importância de proporcionar uma educação de qualidade para todas
as crianças, independentemente de suas habilidades e necessidades específicas.
No entanto, o texto aponta diversos obstáculos enfrentados pelas instituições
de ensino, principalmente relacionados à formação e apoio adequados aos
professores, à infraestrutura física e à falta de recursos específicos para atender
às demandas dos alunos com deficiência ou necessidades especiais. Conclui-se
que na educação infantil, os primeiros anos de vida são fundamentais para o
desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. É durante
essa fase crucial que se estabelecem as bases para habilidades de aprendizado,
interação social e autoestima. Portanto, é fundamental que todos os alunos,
independentemente de suas habilidades ou desafios, tenham acesso a um ambiente
educacional inclusivo e estimulante desde o início de sua jornada educacional.
Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Especial. Inclusão. Desafios.