DOI: 10.5281/zenodo.11372382

 

Maria Rosineide Saraiva Sombra

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas, mestra em Ciências da Educação pela Universidad Americana. Atualmente é concursada da Prefeitura Municipal de Caucaia e concursada do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Especial.

 

Jadilson Marinho da Silva

Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (2019). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Linguística, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, formação de professores, tecnologia educacional, avaliação e currículo.

 

Rafaella Sales da Silva

Doutoranda em Educação e mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2017), pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua portuguesa e Literatura, graduada em Letras- Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru- FAFICA (2010). É professora efetiva de língua portuguesa da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos ao ensino de língua portuguesa, aos saberes e as práticas docentes.

 

 Hélio Melo Soares

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos. Atualmente é professor facilitador do programa Novo Mais Educação na Escola João Magalhães de Oliveira e professor regente na rede estadual de ensino do Ceará no Município de Maracanaú.

 

Raimunda Francisca Barros Silva

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos.

 

Elineth de Araújo Silva

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos.

 

RESUMO

O artigo aborda os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com foco na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância de proporcionar uma educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas habilidades e necessidades específicas. No entanto, o texto aponta diversos obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino, principalmente relacionados à formação e apoio adequados aos professores, à infraestrutura física e à falta de recursos específicos para atender às demandas dos alunos com deficiência ou necessidades especiais. Conclui-se que na educação infantil, os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. É durante essa fase crucial que se estabelecem as bases para habilidades de aprendizado, interação social e autoestima. Portanto, é fundamental que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios, tenham acesso a um ambiente educacional inclusivo e estimulante desde o início de sua jornada educacional.

Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Especial. Inclusão. Desafios.