Ana Paula Oliveira do
Nascimento
Licenciatura em Pedagogia.
Rodrigo Bandeira Gonzaga
Licenciatura Plena em Matemática.
RESUMO
A evasão no ensino superior é um problema
recorrente, devido às diversas circunstâncias com as quais se depara os
estudantes que ingressam no ensino superior que afetam sua permanência no
estudo. Considerando a existência de políticas públicas que preveem minimizar o
problema da evasão escolar, nos dois níveis de ensino, educação básica e superior,
ocorre considerar a influência que o corpo docente pode exercer nos espaços
escolares. Este trabalho tem como objetivo
compreender em que medida o corpo docente e a gestão da instituição podem
contribuir no processo de permanência dos estudantes nos cursos do ensino
superior e assim, minimizar a evasão no ensino superior. Adotou-se por
metodologia da pesquisa o estado da arte de abordagem qualitativa. Com base nas
leituras dos artigos selecionados foi possível identificar causas e ou fatores internos
à instituição e fatores externos que levam os alunos do ensino superior a
evadir dos cursos. Diante dos fatores externos
pode-se considerar quase nula a ação do corpo docente e da gestão para
minimizar o problema, no entanto, no âmbito dos fatores internos à instituição,
é imprescindível o papel tanto do docente como do gestor a fim de que possam
adotar medidas que contribuam para a permanência dos estudantes nos cursos de
ensino superior e com estas medidas, minimizar o problema da evasão.
Palavras chaves: Evasão. Ensino superior. Corpo Docente. Gestão.