DOI: 10.5281/zenodo.11069197

 

Ana Paula Oliveira do Nascimento

Licenciatura em Pedagogia.

 

Rodrigo Bandeira Gonzaga

Licenciatura Plena em Matemática.

 

RESUMO

A evasão no ensino superior é um problema recorrente, devido às diversas circunstâncias com as quais se depara os estudantes que ingressam no ensino superior que afetam sua permanência no estudo. Considerando a existência de políticas públicas que preveem minimizar o problema da evasão escolar, nos dois níveis de ensino, educação básica e superior, ocorre considerar a influência que o corpo docente pode exercer nos espaços escolares. Este trabalho tem como objetivo compreender em que medida o corpo docente e a gestão da instituição podem contribuir no processo de permanência dos estudantes nos cursos do ensino superior e assim, minimizar a evasão no ensino superior. Adotou-se por metodologia da pesquisa o estado da arte de abordagem qualitativa. Com base nas leituras dos artigos selecionados foi possível identificar causas e ou fatores internos à instituição e fatores externos que levam os alunos do ensino superior a evadir dos cursos. Diante dos fatores externos pode-se considerar quase nula a ação do corpo docente e da gestão para minimizar o problema, no entanto, no âmbito dos fatores internos à instituição, é imprescindível o papel tanto do docente como do gestor a fim de que possam adotar medidas que contribuam para a permanência dos estudantes nos cursos de ensino superior e com estas medidas, minimizar o problema da evasão.

Palavras chaves: Evasão. Ensino superior. Corpo Docente. Gestão.