DOI: 10.5281/zenodo.10866965

 

Leticia Correia Alves

Graduanda em ciências Naturais – UFPA

alvesleticia2408@gmail.com

 

RESUMO

Ensinar o conteúdo sobre climatologia não é uma tarefa fácil, e acaba se tornando um obstáculo para os professores, por sua vez, também se torna um desafio para os alunos assimilar este conteúdo, pois quando se fala em relacionar o ensino de pressão atmosférica ao nosso cotidiano, pois o mesmo trata de conhecimentos sobre o clima e seus fenômenos associados e variações de temperatura e mais desafiador ainda devido a pluralidade do seu tema. Neste sentido, a construção de materiais didáticos como o experimento e um recurso oferecido ao professor para ajudar em seu ensino. Portanto, este referente trabalho tem como objetivo aplicar e avaliar a qualidade da utilização de experimento no ensino de climatologia para alunos do 8° ano. A pesquisa foi realizada em uma turma do 8°, 801° na escola quilombola Benedito Thomaz Carneiro, em Salvaterra Pará durante a realização da disciplina Metodologias para o Ensino de Ciências do curso de Ciências Naturais (UFPA- BREVES). Foi elaborado um experimento e uma pergunta para questionamento referente ao tema pressão atmosférica. O experimento continha materiais de baixo custo, que podem ser encontrados em casa. Estes recursos possibilitaram resultados positivos na sua aplicação, e que podem ser usados como potencializadores, enriquecendo a aprendizagem, principalmente no ensino de “Pressão Atmosférica”. Pois o experimento e um material que encanta e aguça o interesse dos alunos, ocasionando a participação ativa mediante as aulas e por fim promovendo a aprendizagem do conteúdo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Experimento. Climatologia.