DOI: 10.5281/zenodo.10866969

 

Nadielly Cardoso

Acadêmica do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.

 

Fábio Henrique Cardoso Leite

Orientador: Professor Mestre

 

RESUMO

O aluno autismo enfrenta muitas dificuldades quanto à inclusão, já que cada um apresenta o transtorno de forma distinta. Ao deparar com um autista, busca – se meios de capacitação de professores e adequação de espaço para melhor atende-los, porém sem uma perspectiva de desenvolvimento significativo. O ensino da matemática para autistas é um dos desafios enfrentados por professores de inclusão, porque na educação básica os professores são em sua maioria pedagogos e não possuem domínio completo da matemática e raros os que possuem a devida formação para atender alunos especiais, além de não encontrarem politicas pedagógicas e nem espaço adequado para realizar um trabalho significativo. A aprendizagem e relações sociais do autista independem apenas da escola. É necessária a participação da família e a aceitação do autista.. O objetivo é apontar meios pelos quais os professores que atuam não somente com a disciplina de matemática que possam incluir os autistas nesse processo aprendizagem, sustentado pelo apoio das políticas pedagógicas e por uma estrutura que lhe permita relacionar com este aluno, observando que para que haja aprendizado é necessário comunicação, seja verbal ou não. Como procedimentos metodológicos foi feito um levantamento bibliográfico de observações e intervenções com alunos autistas.

Palavras-chaves: Autismo, inclusão, matemática.