Maria Conceição dos Santos
Aluna do Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia da FAVENI- 2022.
RESUMO
O
presente artigo nos possibilita uma visão ampliada
sobre a dislexia e como essa temática implica a interdisciplinaridade e a
importância da escola e família caminharem junto. A educação inclusiva exige
conhecimento específico para lidar com alunos com deficiência e não pode abrir
mão de tal exigência. A Constituição Brasileira de 1988 e a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB de 1996, são as maiores aliadas no
processo de educação inclusiva, e ainda falta muito para que as mesmas sejam
cumpridas como deveriam. O docente deve desenvolver
atividades lúdicas em sua prática pedagógica, assim sendo favorecerá a inserção
e participação das crianças disléxicas em atividades rotineiras que envolvam a
leitura e a escrita de modo que as crianças sejam respeitadas em suas
limitações. Para desenvolver esse trabalho foi fundamental a leitura de
livros e artigos de autores que abordam o tema escolhido. O mesmo nos permitiu
a confirmação da importância da capacitação profissional para o desenvolvimento
infantil em qualquer faixa etária.
Palavras-chave: inclusão, dislexia, formação docente.