DOI: 10.5281/zenodo.10866962

 

Maria Conceição dos Santos

Aluna do Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia da FAVENI- 2022.

 

RESUMO

O presente artigo nos possibilita uma visão ampliada sobre a dislexia e como essa temática implica a interdisciplinaridade e a importância da escola e família caminharem junto. A educação inclusiva exige conhecimento específico para lidar com alunos com deficiência e não pode abrir mão de tal exigência. A Constituição Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB de 1996, são as maiores aliadas no processo de educação inclusiva, e ainda falta muito para que as mesmas sejam cumpridas como deveriam. O docente deve desenvolver atividades lúdicas em sua prática pedagógica, assim sendo favorecerá a inserção e participação das crianças disléxicas em atividades rotineiras que envolvam a leitura e a escrita de modo que as crianças sejam respeitadas em suas limitações. Para desenvolver esse trabalho foi fundamental a leitura de livros e artigos de autores que abordam o tema escolhido. O mesmo nos permitiu a confirmação da importância da capacitação profissional para o desenvolvimento infantil em qualquer faixa etária.

Palavras-chave: inclusão, dislexia, formação docente.