Thales Kroth de Souza
Graduado em Gestão
Financeira (UNISINOS) e em Administração (ULBRA), Pós-graduado em MBA em Gestão
Estratégica de Pessoas (FEEVALE), MBA em Finanças e Educação Financeira
(UNISINOS), MBA em Inteligência de Negócios (ULBRA) e Especialização em
Conselhos de Sociedades Cooperativas (UCS);
Aluno Pesquisador da
Universidade Feevale.
E-mail: ksthales@gmail.com
RESUMO
Este
trabalho trata sobre a centralização e acessibilidade do processo seletivo
criado pelo Decreto nº 11.722/2023, a partir de regras publicadas em um formato
unificado aplicado para 180 municípios de todas as regiões do Brasil criando-se
o CPNU - Concurso Público Nacional Unificado. Com objetivo de aperfeiçoar e
criar inovação no processo de seleção de pessoal nos serviços públicos federal,
em seu diferencial há a possibilidade de usar as notas obtidas no concurso para
concorrer aos cargos disponíveis separadamente sem precisar prestar novo
concurso. Utilizando análise bibliográfica e estudo sobre o programa e seu
edital, pesquisou-se como esse concurso oportuniza inovar o setor público.
Identificou-se um potencial de reciclagem sobre os servidores, bem como a
possibilidade de incrementar uma nova cultura para transformação da carreira
pública, seleção de candidatos mais qualificados para áreas sugestivas e
estratégia para efetividade de entrega de processos, serviços, controles
internos e eficiência do serviço público.
Palavras-chave: Concurso Público Nacional Unificado. Seleção de Pessoal. Inovação em Seleção de Pessoas. Serviços Públicos.