DOI: 10.5281/zenodo.10403469

 

Thales Kroth de Souza

Tecnólogo em Gestão Financeira, Pós-graduado em Finanças e Educação Financeira e 24 créditos no Mestrado em Ciências Contábeis - UNISINOS.

 

RESUMO

Este artigo trata sobre uma revisão literária de estudos sobre avaliação de desempenho e controle de gestão e estudo prático com base em uma gestora de patrimônio. O objetivo é identificar dentre o direcionamento executor, como a performance da diretoria executiva está ligada com seu modelo de controle de gestão e simular alterações na avaliação da diretoria executiva em sua política institucional. O estudo coletou dentro da literatura informações que se baseavam mais próximo da praticidade e do aperfeiçoamento adotado internamente de uma gestora de patrimônio para avaliar os executivos e a gestão. O estudo verifica que pode se criar compromissos correlacionados relevantes entre os executivos na busca por melhores resultados, se estiver compromissado mecanismo avaliativo para o desempenho também da equipe em uma avaliação de desempenho relativa (RPE), o que tornaria a avaliação mais sofisticada.

Palavras-chave: Avaliação de desempenho. Controle de gestão. Programa de desempenho executivo. Performance da diretoria executiva.