DOI: 10.5281/zenodo.10116923

 

Danielli da Silva Frederichi

Licenciatura em Pedagogia - FINAV;

Licenciatura em Artes - Faveni;

Pós graduação em educação psicomotora - Faesi;

Pós graduação em educação especial - Unina;

frederichidanielli3@gmail.com

 

Elisângela dos Santos

Licenciatura em Língua Portuguesa, Literatura e Inglês - FINAV;

Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Ibra;

Pós graduação em Produção textual - Faveni;

Pós graduação em Português e Literatura - Faveni;

dossantose06@gmail.com

 

Ester Lopes Cordeiro Barbosa

Licenciatura em Pedagogia- Anhanguera - UNIDERP;

Pós graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais - Uniasselvi;

Pós graduação em Educação Especial Inclusiva - Uniasselvi;

Pós graduação em Psicologia da Educação - Faculdade Focus;

ester.lopes.b@gmail.com

 

Lilian Cristina Gimenes Pucker

Licenciatura plena em Educação Física - FIFASUL;

Licenciatura em Pedagógica - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

Pós graduação em Educação Infantil - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

liliancgpucker@gmail.com

 

Milton de Lima Ortega

Licenciatura em Pedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Licenciatura em Artes Visuais - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

Pós graduação em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental com Ênfase em Alfabetização - IESF;

Pós Graduação em Educação Especial Inclusiva Aplicada a Educação Básica -IESF;

miltondelimaortega@hotmail.com

 

Raiane de Almeida Souza

Licenciatura em Pedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Licenciatura em Educação Física - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

Pós graduação em Psicopedagogia - Faveni;

Pós graduação em Educação Matemática – FCE - Faculdade Campos Elíseos;

rmmoveisplanejadosnavirai@gmail.com

 

Rosana Pereira Gomes

Licenciatura em Pedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Pós graduação em Psicopedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Pós graduação em Educação Infantil - Intervalle;

Pós graduação em Educação especial Inclusiva - Intervalle,

rosanapgomes2@gmail.com

 

Rosimeire Antunes De Souza

Licenciatura Em Pedagogia - FIAR;

Pós graduação em Educação Especial E Inclusão - ANAEC;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional Inclusa, Orientação e Supervisão Escolar - UNIBF;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia Clínica - FAVENI;

rosiantunes2930@gmail.com

 

Sirlene Teixeira da Silva

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera- UNIDERP;

Licenciatura em Ciências Biológicas - Fiar;

Pós graduação em Educação Especial e Inclusão - ANAEC;

Pós graduação em Educação Infantil, Séries Iniciais - ANAEC;

Pós graduação em Docência em Ciências Biológicas - Facuminas;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia - Facuminas;

sirleneteixeira2014@gmail.com

 

Tamires Costa de Paula

Licenciatura plena em Pedagogia - FACINOR

Pós graduação em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco;

Pós graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Psicomotricidade - FAESI;

Pós graduação em: Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental- ANAEC;

tamirescostapaula2015@gmail.com

 

A aplicação de metodologias ativas na educação de crianças autistas, caracterizada pela participação ativa dos alunos no processo de aprendizado, oferece potencial para melhorar a inclusão e o desenvolvimento dessas crianças. Isso se torna particularmente relevante em um contexto em que a inclusão é uma prioridade na educação, e onde cada criança, independentemente das suas capacidades e desafios, merece ter acesso a uma educação de qualidade que promova seu pleno desenvolvimento. Nesse sentido, as metodologias ativas representam uma abordagem promissora que busca atender às necessidades individuais das crianças autistas, oferecendo um ambiente de aprendizado que seja estimulante, adaptado e inclusivo, permitindo que essas crianças alcancem seu máximo potencial.