DOI: 10.5281/zenodo.10116803

 

Ramom Souza da Silva

Universidade Federal do Pará (UFPA)- Ciências Naturais, Pedagogia - UNOPAR

E-mail:rs4637222@gmail.com

 

Jaciel de Souza Pereira Júnior

Graduado em Matemática – UNOPAR, licenciando em Ciências Naturais – UFPA.

E-mail:Jacigato1@gmail.com

 

Joyce Kelle de Oliveira Nogueira

Universidade Federal do Pará (UFPA)- Ciências Naturais, Serviço Social – UNOPAR E-mail:Kelly.nogueiiraa@hotmail.com

 

Genésio da Silva dos Santos

Universidade Federal do Pará (UFPA)- Ciências Naturais

E-mail:silvagenesio783@gmail.com

 

Jhonny Macedo

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Ciências Naturais

E-mail:jhonnykeri@gmail.com

 

Cleize Miranda de Sousa

Técnico em Meio Ambiente- IFPA, Universidade Federal do Pará (UFPA) - Ciências Naturais

E-mail:Cleizemiranda19@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo buscou investigar a visão dos alunos do 9° ano “A” da escola Raimundo Pinheiro – Município de Breves, PA - a respeito da água. A água é um elemento essencial para a sobrevivência, é analisada sob a perspectiva desses estudantes, revelando uma notável conscientização. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos alunos do 9° ano da escola Raimundo Pinheiro, no que tange a água com ênfase em sua importância, uso e conservação. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, com aplicação de questionário sobre a água, com perguntas fechadas e abertas. Tais perguntas buscaram sondar o conhecimento dos alunos a respeito da água.  Os resultados mostraram que os alunos possuem uma excelente compreensão da importância da água, vendo-a não apenas como um componente de suas rotinas cotidianas, mas também como um recurso crucial para a vida.

Palavras-chave: Água. Percepção. uso. conservação