Fábio José Brito dos Santos
Professor da Educação
Básica, Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
RESUMO
Este
estudo tematiza a respeito das dificuldades de leitura e escrita dos alunos no segundo
ciclo do ensino fundamental, tendo como público as escolas quilombolas do
município de Gurupá – Pará, considerado a ótica dos professores atuantes. A
pesquisa é um recorte da dissertação de mestrado do autor, tendo como objetivo
geral analisar os processos de leitura no desenvolvimento do ensino
aprendizagem. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica em paralelo
com questionários aplicadas aos docentes. Notou-se, que esses docentes possuem
poucas inserções de capacitações profissionais, manifestando-se explicitamente
nas respostas de perguntas direcionadas as análises de leitura e escrita,
leituras compartilhadas e assuntos derivados do pedagógico na alfabetização,
que apesar de itens básicos, as perguntas o dificultam.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Docentes. Quilombolas.