DOI: 10.5281/zenodo.11049885

 

Fábio José Brito dos Santos

Professor da Educação Básica, Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 

RESUMO

Este estudo tematiza a respeito das dificuldades de leitura e escrita dos alunos no segundo ciclo do ensino fundamental, tendo como público as escolas quilombolas do município de Gurupá – Pará, considerado a ótica dos professores atuantes. A pesquisa é um recorte da dissertação de mestrado do autor, tendo como objetivo geral analisar os processos de leitura no desenvolvimento do ensino aprendizagem. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica em paralelo com questionários aplicadas aos docentes. Notou-se, que esses docentes possuem poucas inserções de capacitações profissionais, manifestando-se explicitamente nas respostas de perguntas direcionadas as análises de leitura e escrita, leituras compartilhadas e assuntos derivados do pedagógico na alfabetização, que apesar de itens básicos, as perguntas o dificultam.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Docentes. Quilombolas.