DOI: 10.5281/zenodo.10116790

 

Ramom Souza da Silva

Universidade Federal do Pará (UFPA)- Ciências Naturais

E-mail:rs4637222@gmail.com

 

Ramila Diniz Miranda

Técnico em Meio Ambiente (TRN)-IFPA, Robótica para Professores- Formação Continuada- DLR, Pedagoga- UNOPAR, Graduando em Letras (Língua Portuguesa) - UEPA, Esp. Psicopedagogia e Educação Inclusiva- FAVENI, Esp. Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho- UFPI, Ciências Naturais- UFPA.

E-mail:ramiladiniz26@gmail.com

 

RESUMO

O Presente trabalho tem como objetivo geral analisar as interações professor-aluno e seu impacto na absorção do conteúdo ensinado em sala de aula, levando em consideração os diferentes tipos de participação e ocorrência das interações em sala de aula. Entende-se por relação professor-aluno, toda interação estabelecida entre docente e aluno dentro de sala. Nessa perspectiva, este estudo buscou compreender de que maneira essa relação auxilia no processo de ensino e aprendizado, visto que estes só são possíveis com a produção de comunicação numa relação professor-aluno. A metodologia adotada nesta pesquisa se configura em uma abordagem do tipo qualitativa e descritiva, onde foram observadas aulas de ciências ministradas nas quatro séries do ensino fundamental maior, durante a realização de um estágio de observação, com intuito de analisar a relação professor-aluno e seu impacto na construção do conhecimento dos educandos. O trabalho se embasou em vários autores, tendo como principal referência Carvalho (2017). Esta autora traz uma discussão completa e relevante das principais interações que acontecem no ambiente escolar, além de trazer os principais aspectos da nova realidade do ensino e das escolas para a formação dos licenciandos por meio da discussão de diferentes variáveis que se estabelecem no contexto do ensino.

Palavras-chave: Ensino. interação professor-aluno. Aprendizagem.