DOI: 10.5281/zenodo.10116792

 

Maria Rosineide Saraiva Sombra

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Ciências da Educação  pela Universidad Americana (2010) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de la Integracion de las Americas (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

E-mail: rosapsicopedagoga@hotmail.com

 

Jadilson Marinho da Silva

Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Integra o Grupo de Pesquisa Educação, linguagem e heterogeneidade(Universidade Federal de Pernambuco/UFPE). Na Educação Superior possui experiência nas áreas de Educação, Currículo, Letras, Literatura Brasileira, Literatura Comparada.

 

 

 

Fábio Júnior Leite Martins

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- AESA/ Centro de Ensino superior de Arcoverde- CESA (2006), Especialista em Geografia pela Universidade de Pernambuco- UPE (2008) e mestrando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas- UNIDA. Tem experiência principalmente nas áreas de Geografia, Filosofia, Direitos Humanos e Empreendedorismo, com ênfase em Geografia.E-mail: fabiojr444@hotmail.com

 

Iacira Lopes dos Santos Santana

Possui Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde (CESA -1994). Graduação em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Professora de Educação Básica (1999-2005). Especialista em Psicopedagogia pela UPE - |Universidade de Pernambuco (2005). Especialista em coordenação pedagógica pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do PIBID CESA. Atualmente execendo a função de Assistente Administrativo e Financeiro AAF.

 

Dagoberto Augusto Neves Duarte

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. E-mail: dagoberto_fisica@hotmail.com

 

Niedja Soares de Almeida

Possui graduação em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA/CESA - 1990), Pós-Graduação em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE - 1995) e Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Língua Portuguesa e Redação. Iniciou no magistério em 1984, no Colégio Rio Branco, como professora da Educação Infantil e posteriormente foi convidada a assumir turmas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em 1988 foi requisitada para assumir a função de Chefe de Secretaria, na qual ficou até meados de 1995. Atuou como formadora entre os anos de 1995 a 1999, na rede Estadual de Ensino, em concomitância, entre1995 e 2020, foi docente efetiva na Rede Pública Estadual de Pernambuco ministrando aulas nas disciplinas: Língua Portuguesa e Redação. No período de 1998 a 2013 exerceu a função de Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Arcoverde e nesta função participou como representante do município de Arcoverde do Seminário sobre a Base Curricular às Redes Públicas - na área de Língua Portuguesa, analisando o aprimoramento da versão preliminar do documento Base Curricular Comum às Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado de Pernambuco. Foi Consultora Pedagógica na área de Língua Portuguesa, junto ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB), na Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM). Atualmente é Gestora da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva.

 

RESUMO

A busca por uma educação inclusiva e equitativa é um imperativo moral e social que visa garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais, independentemente de suas origens socioeconômicas, habilidades ou identidades. Este artigo explora as complexidades e desafios da educação inclusiva, bem como apresenta estratégias e abordagens para criar ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos. Através de uma análise detalhada, examinamos a importância da formação de professores, da adaptação curricular, do uso de tecnologias assistivas, da colaboração entre escola e comunidade e da sensibilização para a diversidade. Concluímos que a busca pela equidade na educação requer um esforço contínuo de todos os atores envolvidos no processo educativo.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Equidade. Igualdade. Estratégias.