DOI: 10.5281/zenodo.11049970

 

Arlete Cruz de Brito

Professora da Educação Básica, Mestra em Ciências da Educação (FCU), e-mail: arletebrito4@gmail.com

 

RESUMO

A didática é a estrutura primordial na mediação de conhecimento entre professores e alunos, no 9º ano do ensino fundamental de forma bem mais acentuada, visto que, os alunos estão preste a passar por transição de níveis de ensino. Este estudo é um recorte adaptado de parte do trabalho de conclusão de curso (dissertação). O objetivo deste trabalho foi analisar o posicionamento dos professores sobre suas didáticas aplicadas. Metodologicamente a pesquisa é sustentada por uma revisão bibliográfica que dialoga com as entrevistas aplicadas aos professores do 9º do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Gurupá – Pará. Contudo, concluiu-se que a docência das instituições pesquisadas se encarrega responsavelmente pelo seu planejamento, visando metodologias fundamentadas e diferenciadas. Porém, no currículo real, os mesmos não conseguem aplicá-lo sistematicamente em sua íntegra, o que suscita em ineficácia para estabelecidos alunos que retêm baixos rendimentos, mesmo que façam a equiparação.

Palavras-chave: Didática. Docente. Escola. Ensino.