DOI: 10.5281/zenodo.11049934

 

Arlete Cruz de Brito

Professora da Educação Básica, Mestra em Ciências da Educação (FCU), e-mail. arletebrito4@gmail.com.

 

RESUMO

O estudo se debruça no uso da didática dos professores do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Gurupá – Pará, tendo como perspectiva o posicionamento e atuação das coordenadoras pedagógicos que atuam juntamente com esse corpo docente, ademais, este trabalho é parte da dissertação de mestrado da autora, isto é, um recorte da pesquisa de campo realizada. O objetivo geral é analisar a didática docente tendo como enfoque a posição das coordenadoras pedagógicas. Os dados são obtidos através de uma entrevista semiestruturada com duas coordenadoras que atuam nas escolas, ademais, se fez necessário uma revisão de literatura para melhor aprofundamento da temática. Reparou-se que as coordenadoras estão atentas aos obstáculos de sua clientela, entram em diálogo com os professores, o que gera uma preocupação significativa com as metodologias e mecanismos firmados em sala de aula, os mesmos são muito flexíveis ao diálogo, obtendo discursos de respostas muito em comum. Por sua vez, a escassez de projetos e recursos básicos das instituições impele imprecisões na composição do ensino e aprendizagem, correlacionando também com os feitos paulatinos de intervenções e atuações da coordenação.

Palavras-chave: Didática. Docentes. Coordenadores. Escola.