DOI: 10.5281/zenodo.8374603

 

Rayan Rodrigues Oliveira[1]

Graduando em Ciências Naturais – UFPA

acamoliveiraa@gmail.com

 



[1] Acadêmico do 8° período do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Marajó - Breves.


RESUMO

Ensinar Ciências sempre foi visto com uma tarefa importante, mas também desafiadora devido à complexidade dos conceitos que envolvem os conteúdos. Neste sentido, a experimentação surge como uma ferramenta fundamental de ensino, pois contribui para intensificar o aprendizado, possibilitando uma compreensão mais profunda acerca dos conteúdos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades científicas e competências nos alunos. Em contrapartida, o uso eficaz desta ferramenta exige o enfrentamento de diversos desafios que impedem a sua aplicação. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar quais os desafios enfrentados por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental quanto ao uso da experimentação em suas aulas. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Estevão Gomes, em Breves-Pará, durante o período de Estágio Supervisionado II, do curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará – Campus-Breves. A coleta dos dados se deu através da aplicação de questionário e entrevistas informais com três professores de Ciências, onde foi possível explorar as principais dificuldades enfrentadas por esses professores acerca do uso de atividades experimentais nas aulas de ciências. Os resultados apontam para um ambiente onde os professores não fazem uso de atividades experimentais em suas aulas devido à falta de tempo e, ainda, à escassez de recursos e estrutura escolar. Sendo assim, este estudo destaca a importância de se conhecer esses desafios, tendo em vista que a experimentação pode aprimorar a qualidade do ensino de Ciências.

Palavras-chave: Experimentação. Ciências. Desafios.