DOI: 10.5281/zenodo.8374605

 

Ramom Souza da Silva

Graduando em Ciências Naturais - UFPA

rs4637222@gmail.com

 

Jaciel de Souza Pereira Júnior

Graduado em matemática (UNOPAR), graduando em Ciências Naturais - UFPA

 

RESUMO

Ensinar assuntos de Citologia sempre foi um obstáculo para os professores e por vezes, a assimilação destes conteúdos pelos alunos também é um desafio, pois as células são estruturas complexas e invisíveis a olho nu, além de possuir organelas que também são microscópicas e necessitam da utilização de microscópio para visualização. Nesse sentido, a construção de materiais didáticos, como maquetes é uma possibilidade de recuso tridimensional para ajudar o professor no ensino. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo aplicar e avaliar a efetividade da utilização de maquetes e dinâmicas no ensino de citologia para alunos do 6° ano. A pesquisa foi realizada em uma turma do 6° ano da Escola Miguel Bitar, em Breves Pará, durante a realização da disciplina Metodologias para o Ensino de Ciências do curso de Ciências Naturais (UFPA- BREVES). Foram confeccionadas duas maquetes sobre células e criada uma dinâmica. As maquetes foram construídas usando materiais alternativos e de baixo custo. Tais recursos possibilitaram resultados positivos em sua aplicação e mostram que podem ser adotados como potencializadores da aprendizagem, principalmente no ensino de “Células”. Além disso, as maquetes são recursos que atraem a curiosidade dos discentes, despertando o interesse e a participação ativa durante as aulas e promovendo a aprendizagem do conteúdo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Maquete. Citologia.